Oi, Aluno 4!
É bem perceptível a mudança que a tua reescrita recebeu. Na primeira versão, não foi clara uma unidade temática, pois tu começaste o texto falando que existiam duas características tuas importantes e não percebi continuidade disso. Além do mais, tu foste listando coisas que te caracterizavam, entretanto elas não se conectavam totalmente e isso fez com que a tua primeira versão tivesse pouca objetividade e concretude.
Já na segunda versão, está muito clara a unidade temática. Tu consegues contar o que tu és, as coisas nas quais acredita através da tua relação de amor e admiração com a neve. Também possui objetividade, uma vez que tu mostras todos os dados necessários para que o leitor entenda o assunto, a história que tu estás contando. Quanto a concretude, tu trouxeste diversos parâmetros para fazer com que o leitor entenda o que a neve representa pra ti, como que tu já “viveste” a neve.
Em relação ao questionamento, achei o tema bem interessante. No início, perguntei-me “Por que neve?”, e dessa forma me detive mais no texto para entender o porquê de ela ser tão importante para ti.
No meio do texto, achei que talvez tu tenha te perdido um pouco, pois eu não encontrava uma resposta e isso incomodou um pouco, entretanto, nos dois últimos parágrafos tu consegue esclarecer e então dar um fechamento ao texto.
Por fim, achei a ideia da relação Carolina X Neve muito boa e interessante, porém acredito que poderia aperfeiçoar a produção textual utilizando mais sinônimos (a palavra “neve”, por exemplo, foi muito usada e isso deixou o texto um pouco cansativo) e, de repente, falar mais durante o texto sobre o que tu falou só no final: “ O meu amor pela neve não pode ser explicado disso eu sei, mas eu entendo ele, pois eu e a neve somos muito parecidas. As vezes somos tímidas deixando de mostrar mais de nós como no meu país onde raramente ela aparece e em pouca quantidade. Em alguns lugares somos espaçosas, estamos em toda parte dando um toque nosso ao ambiente, sendo até um pouco bagunceiras, como no meu quarto, sempre bagunçado, ou numa nevasca que “bagunça” uma cidade inteira. E nós duas temos a vontade de com apenas um único floco de neve fazer alguém se apaixonar, como ela fez comigo e como eu quero fazer com os meus alunos onde com uma simples ideia de conhecer a neve eu possa fazer eles experimentarem essa paixão pelo inglês e talvez u futuro repleto de outras oportunidades.” – achei essa construção muito válida.
Clique aqui para ver a reescrita dos textos comentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário