É possível perceber qual é a unidade temática do texto. Os exemplos dados enriqueceram a narração, porém é preciso dar mais concretude e objetividade a eles. Algumas passagens que são importantes para o conjunto do texto podem ser desenvolvidas, como o episódio com o namorado, por exemplo. Além disso, seria interessante situar de forma mais clara o leitor no espaço e no tempo. A qualidade discursiva do questionamento também pode aparecer mais claramente, bem como o aprendizado, que pode ser mostrado de forma mais explícita.
O texto necessita de coerência em alguns trechos: “Foi então que achei uma caixinha, a coisa mais amor, dentro da geladeira, dentro dela havia várias bolinhas, lindinhas e vermelhas, calma, não era pimenta, eram tomatinhos cereja, que naquela época nem sonhavam em vir para o Brasil”. É preciso deixar bem claro qual era o alimento, explicar o porquê do alívio por não ser pimenta. É bom interagir com o leitor e usar a linguagem coloquial, porém não se pode esquecer que um texto é diferente de uma conversa, certos exageros orais devem ser excluídos da escrita. Em relação aos aspectos linguísticos gerais, rever uso de vírgulas, parágrafos de apenas um período e pontuação no geral.
O texto necessita de coerência em alguns trechos: “Foi então que achei uma caixinha, a coisa mais amor, dentro da geladeira, dentro dela havia várias bolinhas, lindinhas e vermelhas, calma, não era pimenta, eram tomatinhos cereja, que naquela época nem sonhavam em vir para o Brasil”. É preciso deixar bem claro qual era o alimento, explicar o porquê do alívio por não ser pimenta. É bom interagir com o leitor e usar a linguagem coloquial, porém não se pode esquecer que um texto é diferente de uma conversa, certos exageros orais devem ser excluídos da escrita. Em relação aos aspectos linguísticos gerais, rever uso de vírgulas, parágrafos de apenas um período e pontuação no geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário