Aluno 26,
De forma geral, tua reescrita apresentou vários dos pontos requisitados pela prof.ª; mas acredito ter identificado alguns pontos que merecem atenção (todas as citações foram retiradas da reescrita). Por exemplo, no trecho abaixo:
“Entretanto, demorei mais dois anos para criar coragem e tomar uma decisão concreta: quando eu contava com sete anos, fomos eu e minha mãe até a escola de ballet e efetuamos a matrícula”.
Porque, especificamente, a demora? Entendo que algumas de nossas decisões enquanto crianças são de difícil explicação, mas tu poderias especificar isto um pouco mais ao leitor – ou, caso seja impossível (por qualquer razão), retirá-la do texto. Imagine uma linda tapeçaria cheia de fiapos soltos – se algum curioso resolver puxá-los, irá danificar o desenho como um todo. Ao meu ver, isso também engloba a parte final do parecer, onde a prof.ª pede esclarecimentos a respeito do envolvimento da autora.
“Por que o ballet? Ora, naquela época eu não saberia explicar. Só sabia que me fascinava”Tudo bem não saber explicar – desde que a questão seja elucidada mais tarde no texto (e foi), pois ela apresenta parte de teu envolvimento com a dança. Porém, ela o é somente quatro parágrafos mais tarde, após várias mudanças de situação (sim, todas relacionadas ao ballet; mas não à pergunta posta acima).“No início fazíamos vários exercícios sentadas no chão, como ‘borboletinha’ balançando as pernas ou esticar e encolher os pés, conhecido como ‘ponta e flex’”
Neste trecho (e nas descrições da ‘pirouette’ e ‘por-de-bras’) houve indiscutível melhora nas descrições dos exercícios. Mas, acredito que poderiam ficar ainda melhores. Minha irmã dançou ballet por alguns anos, então já tinha, naturalmente, uma imagem dos exercícios – mas, se não as tivesse, acredito que não conseguiria, ainda, formar uma imagem clara.
“[...] diretamente proporcional ao tempo as dificuldades em aula foram aumentando: não conseguíamos fazer os exercícios corretamente ou estávamos cansadas demais para isso”.
O trecho está mais claro, comparando-o com a primeira versão. Mas ainda há um ponto, novamente relacionado ao “envolvimento da autora” levantado no parecer: “diretamente proporcional ‘ao tempo’”. Que tempo? O leitor entende o panorama geral que tu estás propondo, mas, se o curso durou dez anos, em que época – precisamente – ele ficou difícil ao ponto de gerar o conflito? Quantos anos tu tinhas?
“Foi na Casa de Cultura de Canoas, bem ali naquele prédio amarelo e antigo, naquela sala enorme e cheia de espelhos e com aquele chão de tábuas sujas de breu [...]” O trecho acima mostra um envolvimento emocional da autora com o local, pelo modo quase afetivo ao falar da grande sala – isso é ótimo, mas a brevidade da descrição deixa o leitor quase no escuro. Este trecho, um pouco mais desenvolvido (até para ressaltar sua aparente importância) resolveria este ponto.
“‘movimentos no espaço organizados a partir da pulsação do tempo e executados por um dado momento escolhido pelo homem’, o bailado é a ‘expressão da alma’”.
Sabemos como o ballet é importante para ti – mas a descrição posta acima, em suma, é válida para todas as danças. Também acho ballet uma dança belíssima (até, já considerei praticá-la), e é uma dança com várias particularidades – especificá-las deixaria mais claro o amor que tu dedicas a ele, não achas?
Esperando que os comentários te ajudem,
Pedro Jung.
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a reescrita dos textos comentados.
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