sexta-feira, 16 de maio de 2014

Parecer_Aluno 42

       O fato descrito pela autora no texto gira em torno de uma mesma temática, o que facilita a compreensão do leitor sobre o propósito com o qual a autora se pôs a escrever. Todavia, há situações e conceitos que foram muito breve ou genericamente descritos, o que deve ser evitado em um texto (muito especialmente em um relato sobre coisas pessoais), pois o caráter pouco profundo dessas passagens – as quais foram sinalizadas no corpo do texto – as faz sujeitas de interpretações livres da parte do leitor. Isto é, se a autora não fizer precisa as suas ideias, elas ficarão em aberto e podem acabar tendo outras interpretações que não aquela pretendida por quem as descreve.
            A fim de exprimir suas ideias com mais precisão, é imprescindível que a autora forneça mais dados ao relatá-las, pois assim elas terão mais verossimilhança e também permitirão ao leitor fazer reflexões mais específicas sobre o que é descrito. Para esse mesmo fim, a objetividade também é necessária, ou seja, passagens muito subjetivas (e, por isso mesmo, possivelmente incompreensível ao leitor) podem comprometer a apreensão do que é narrado. Como um exercício para auxílio na hora de perceber subjetividades em excesso, a autora pode ler o texto imaginando ser um leitor que não a conhece e, se o texto parecer pouco compreensível, ele terá incorrido em concepções muito intrínsecas às concepções próprias da autora e, portanto, não será objetivo.

            Por último, há algumas coisas concernentes à parte mais formal para serem revisadas, tais como alguns sinais de pontuação e acentos ortográficos e a formatação do texto. Quanto à formatação, é preciso que o texto esteja enquadrado nas especificações exigidas pela professora, tais como o tipo de fonte e o espaçamento entre as linhas, por exemplo.

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