sábado, 17 de maio de 2014

Estereotipação

Reescrita
Por Aluno 22


            Era 1997, de modo que estava eu iniciando o primeiro dia escolar de minha vida, rodeado de pessoas completamente desconhecidas e diferentes de mim, todavia havia uma semelhança que compartilhávamos o mesmo uniforme medonho que assim como eu, todas as crianças eram obrigadas a usar. Como se não bastasse ainda tive que acordar cedo, aquele dia, pois o portão da escola fechava às 8 horas da manha e quem não estivesse dentro da escola, neste horário, não assistiria à aula. Dentro da sala de aula, um amontoado de outras regras deveriam ser cumpridas, e conforme eu estava prestes a descobrir a professora nos coordenaria com mãos de ferro,naquele ano.E com seu mal humor docente em alta , naquela manha, uma de suas primeiras ordens foi que nos apresentássemos em voz alta dizendo o nome e o que gostávamos de fazer ou algo mais que quiséssemos evidenciar.
            Logo depois distribuiu lugares fixos a todas as crianças e nos disse chamar espelho de classe, salientando que esse tinha como função organizar melhor nosso espaço físico, de modo que já sentados nos lugares pré-determinados, demos inicio aos trabalhos, onde foram distribuídas a todas as crianças diferentes gravuras que deviam ser pintadas durante a aula, lembro-me de ter ficado feliz, pois colorir era um dos meus passa tempos favoritos. Quando recebi o meu desenho recordo de nele conter: um cavalo e uma árvore, os quais o cavalo eu pintei de azul e a árvore de roxo, tal ação causou total desaprovação de minha professora. Que sem rodeios questionou minha atitude, vindo me alertar que não existiam árvores roxas e muito menos cavalos azuis e por fim solicitou que eu refizesse o trabalho pintando os desenhos com as cores adequadas, o que me neguei a fazer, por que acreditava ter ficado bom meu trabalho com aquelas cores, assim não havendo necessidade de repetir a tarefa. Visto que havia um impasse minha professora fez o que a norma escolar aconselha chamou minha mãe para que houvesse uma resolução, o que me rendeu uma bela surra, pois minha mãe teve que sair do trabalho para resolver um assunto trivial como esse.
            Embora tivesse insatisfeito com aquele lugar onde só o que haviam feito até então era me dizer o que fazer e que horas fazer, a mão da minha mãe era muito pesada, não deixando nenhuma brecha para minhas vontades. Por conseqüência a partir daquele momento pintei com as cores que me foi ordenado aquele e qualquer outro trabalho que me fosse solicitado a partir dali, me adequando por completo a instituição escolar. Entretanto, somente, muito tempo depois tive maturidade para compreender a situação, percebendo que as escolas têm vários objetivos além de ensinar formulas e teorias. As escolas têm como objetivo principal moldar cidadãos restringindo a perspectivas das pessoas e as padronizando, delimitando horários para cada atividade, criando conceitos de certo ou errado, o que deve ser usado ou não. Pois é obvio que já naquela época sabia que não existia arvores roxas nem cavalos azuis, mas se ficou bonito no desenho por que não o fazer? Porque a sociedade apóia somente o politicamente correto, sem exceções.

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