terça-feira, 27 de maio de 2014

Parecer_Aluno 23

            À introdução, é preciso repensar a oração “Nestas épocas do ano”, uma vez que ela não é muito informativa ao leitor que nada sabe sobre o contexto em que a produção textual foi concebida. Que épocas do ano? A autora deve ter em mente que um interlocutor pode não saber nada sobre o espaço, a época ou as sensações nas quais o escritor estava envolto quando se pôs a discorrer. Por isso, a fim de se obter objetividade, é imprescindível que se elenquem as informações em sua totalidade, não parcialmente – ou então o texto corre o risco de ser equivocadamente interpretado... Quando não corre o risco de ser ininterpretável.
O segundo e o terceiro parágrafos poderiam bem constituir um só, pois que aquele parece perfeitamente ser uma introdução deste – os dois envolvem a mesma ideia e, se esta for disposta em dois parágrafos diferentes sem qualquer propósito aparente, ela, enquanto ideia de sentido completo, perderá sua força persuasiva e poderá, portanto, não convencer o interlocutor. No terceiro parágrafo, em especial, o trecho “essa arma encontra-se esgotada nas lojas nesse perídio [período]” configura um problema de mesma ordem da oração previamente citada (“Nestas épocas do ano”): evite distanciar as informações do entendimento do leitor; esmiúce-as e clarifique-as.
O quarto parágrafo apresenta alguns problemas que precisam ser revistos na reescrita. O que se quer dizer com a primeira frase? Por que a autora subitamente quebra sua linha de raciocínio (de aquecedores, o texto passa a tratar de aparelhos reprodutores de música de forma abrupta)? E qual a razão do emprego do advérbio conectivo “portanto”, se não há nada antes a ser concluído? O que seriam meios unidos? Há, ainda, um problema de paralelismo semântico em “não é recomendado o uso de computadores, celulares velhos ou um rádio antigo são as melhores opções”: os termos “computadores”, “celulares velhos” e “um rádio antigo” oscilam entre significar conjuntamente com a primeira parte e significar com a última parte do período. É preciso, então, rever a estrutura desse período, pois ele apresenta dois rumos de interpretação que se anulam sintática e mutuamente.
Embora haja coisas a ser revisadas e repensadas para a reescrita, é interessante apontar que a analogia feita entre guerras e banhos no inverno é bastante original e teve sucesso à medida que a autora forneceu similaridades convincentes entre os dois. Com originalidade, o autor de um texto tem muito mais facilidade de interessar e de impressionar seu interlocutor. Por não só ter feito uma analogia entre as duas coisas, mas por ter também apresentado características análogas entre guerras e banhos no inverno, a autora, além disso, deu subsídios a seu interlocutor para que este possa fazer comparações e análises críticas a respeito das ideias escolhidas e exploradas. É preciso, por fim, reavaliar o emprego de alguns sinais de pontuação, os quais foram destacados no corpo do texto; seria interessante experimentar o uso de dois pontos em alguns casos, ou o de ponto final em outros, por exemplo. Ao se selecionarem mais adequadamente os sinais de pontuação, confere-se ao texto mais clareza e sua leitura passa a ser mais fluida.

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