segunda-feira, 7 de julho de 2014

A Literatura Brasileira Como Fonte de Conhecimento.

                                      Reescrita
 Aluno 24 e Aluno 36

            
                     Defender a literatura brasileira como um meio de conhecimento empírico é um assunto polêmico, pois, muitos estudiosos classificam a literatura produzida no Brasil, dentro da esfera cultural do país: todos os principais jornais dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária, porém,  levando em conta o fictício, o não real, e arte de ler e escrever texto, ou seja, é  avaliada a capacidade do autor de encantar o  seu público, de escrever um verdadeiro clássico.  Antônio Cândido já dizia que :
Arte, e portanto a literatura, é uma transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal da linguagem , que propõe um tipo arbitrário de ordem para as coisas, os seres, os sentimentos... (CANDIDO, 1972:53).
                     Na citação acima, Cândido menciona o ilusório, porém, não podemos esquecer que o irreal tem sempre como base a realidade, e, é através dessa ligação com o real, que a literatura atua como instrumento de educação e de formação do homem. Não somente como fonte de humanização do ser humano, mas também como fonte de conhecimento da raça humana sobre a sua própria espécie. O que nos permite retirar da literatura um conhecimento prático e teórico, sobre a realidade humana, transpassada no período da composição literária.
                    A princípio, quando lemos um livro, temos por intenção apenas o lazer. Entretanto, se formos analisar o que a obra contém de conteúdo literário, perceberemos que não estamos apenas enriquecendo o nosso espírito, como mencionou a nossa entrevista Júlia Azzi "eu considero a literatura como fonte de um conhecimento muito mais cultural e espiritualizado"..., também conseguiremos obter uma análise mais profunda da obra, que irá nos relatar acontecimentos importantes do que ocorreu naquele período, em que a arte foi escrita. Que pode tanto ser informações políticas, econômicas, social, e psicológica do próprio autor; como nos relatou o entrevistado Luís Fernando Baldissera "Um livro não expressa apenas as experiências das personagens, mas, em certo grau, acaba revelando a psique do próprio autor".
Podemos então dizer que a literatura além de desenvolver o intelecto, cultural e social de quem lê , permite também, através da realidade de quem escreve, obter-se um conhecimento que vai além do ficcional, que aqui será chamado de empírico.
                     Para melhor elucidação da literatura como fonte de conhecimento "teórico", podemos analisar as obras compostas pelo autor Lima Barreto, que vivenciou uma passagem de transição modernista muito importante no Brasil, onde novos artefatos modernos, como meios de transportes, comunicação, e a indústria dando seus primeiros passos  entre a reorganização humana e social, foram um marco histórico literário, e tudo foi retratado na literatura por Lima Barreto, que  explorou e deu seu ponto de vista e impressões de tudo que ocorreu na virada do século XIX para o XX. Conforme no salienta Baldissera, "Não há dúvidas que os autores brasileiros criaram ambiente propício ao estudo do nosso povo: raízes, costumes, culturas, ideologias, políticas, social , amorosa"...  
Se observarmos o livro "Triste Fim de Policarpo Quaresma", percebemos as influência do período em que foi escrito e o seu valor teórico, podemos dizer até mesmo, o seu valor histórico, pois, nos descreve fatos importantes ocorridos na política brasileira, após a proclamação da república, fazendo um crítica forte ao governo de Marechal Floriano Peixoto delatando um acontecimento histórico que é a revolta das armadas ( rebelião dos marinheiros 1983).
                     Conforme citou Azzi "a literatura brasileira é muito importante para pensar o Brasil". São palavras profundas e extremamente verdadeiras, pois, é através da literatura que muitas vezes nos deparamos com uma realidade que não é distante, é pertencente a nossa cultura, faz parte da nossa história de vida, porém nós, não damos o devido valor ao que  literatura quer nos contar e literalmente jogamos no "lixo" todo o seu conhecimento por que julgamos não ser importante, afinal é apenas um enredo criado para entretenimento e prática de leitura que não condiz com a realidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário