segunda-feira, 7 de julho de 2014

Parecer_Aluno 5 e Aluno 18

            O texto não apresenta as qualidades discursivas de forma clara.  Seria interessante que o início do texto definisse bem uma tese ou premissa, assim como um posicionamento sobre o assunto. Essa premissa definida, no decorrer do texto, será afirmada ou negada pelos argumentos colhidos na entrevista realizada. O texto de vocês não sustenta uma tese, o que acaba deixando-o sem um rumo.
A introdução do texto está muito vaga, pois vocês não fornecessem os parâmetros necessários para o leitor criar uma imagem a partir do que está sendo expresso. Para a reescrita, minha sugestão é que vocês façam o texto ter concretude, pois essa qualidade discursiva  auxilia na compreensão do leitor. Observem o seguinte trecho “O aprendizado que se pode adquirir através da literatura é vasto e complexo”. Reparem que um “ aprendizado vasto e completo” pode ser interpretado de inúmeras maneiras, pois são conceitos que carregam um valor semântico amplo. Lembrem-se (Paulo Guedes frisa muito isso em seu livro): dizer é diferente de mostrar. Para mostrar algo é preciso explicar, exemplificar, provar ao leitor que as palavras portam sentidos e imagens.  No segundo parágrafo, ao falarem que são muitas as funções da literatura, novamente vocês não fornecessem exemplos, explicações. Afinal, quais são as funções da literatura? Para o crítico literário Roland Barthes, por exemplo, ela serve para proporcionar um momento de fruição ao leitor. E para vocês? É preciso preencher as lacunas ao longo do texto, caso contrário as ideias do seu texto não se concatenam e o sentido – traço fundamental de um texto - não é expresso.

Quanto aos aspectos formais da língua, o texto está bem escrito, mostrando que vocês apresentam bom domínio da regra. Há de se perceber, no entanto, alguns problemas de coerência, como no último parágrafo que fica difícil de entender o que vocês queriam dizer “A literatura é um meio maravilhoso de transmitir relatos através do tempo e que precisa sofrer alterações na sua maneira de ser ensinada para que possa interessar a todos e não apenas alguns.”

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