sábado, 5 de julho de 2014

Na Mira da Literatura

Reescrita
Por Aluno 13


O que um aluno do Ensino Médio pensa sobre Literatura?


                   Para um aluno do ensino médio, a literatura não serve para nada! É verdade?
             A Literatura é aquela matéria que temos no Ensino Médio e que o professor, geralmente, é o mesmo que o de Redação. Os alunos, geralmente, não sabem do que se trata pois, como confirma Pedro, ouvimos falar de literatura através do professor de literatura!  São dois períodos dessa matéria semanais nos quais os professores escrevem no quadro o nome de livros e de autores e, em seguida, mandam os alunos lê-los e ameaçam que, se a leitura não for efetuada, eles não obterão bons resultados nas provas finais. A dificuldade, então, começa em encontrar o livro certo (que combine o nome, o sobrenome e o título que foram escritos no quadro) e não se deixar levar por adaptações – já que os professores de literatura frisam a importância de efetuar a leitura do original! Estudar para Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Português já é bastante trabalhoso. E ainda conciliar os estudos a festas, ao cinema com os amigos e a atividades diversas que nada têm a ver com a escola, quase extingue o tempo livre de um jovem do Ensino Médio.  Que tempo ele teria, então, para ler?
            Aqueles poucos alunos corajosos que atravessam esses desafios iniciais, encontram um “chefão” (que representa a dificuldade final) ao se depararem com livros de difícil leitura e com histórias não muito atraentes para jovens de idades entre 15 e 18 anos – por exemplo, um dos livros exigidos no Vestibular da UFRGS, de José Saramago, que assombrou os estudantes dos anos de 2012 a 2014. A dificuldade de identificar a utilidade da leitura de “Dom Casmurro”, por exemplo, bem como a de “História do Cerco de Lisboa”, para o futuro do aluno, soma aos motivos que fazem os  estudantes desdenharem a Literatura.

Quem é o entrevistado?
* O nome dele é Pedro Henrique;
* Tem só 16 aninhos;
* E cursa o segundo ano do ensino médio, no Colégio Militar de Porto Alegre
à Ele concordou em responder algumas perguntinhas...

P.: Você já ouviu falar em Literatura? Onde? Quem falou?
Pedro: Sim, eu tenho aula de Literatura, no colégio, e quem falou pra mim foi o professor;
P.: Você acha que a Literatura deve ser ensinada nas escolas? Se sim, quantos períodos semanais você acha que seriam necessários?
Pedro: Sim, deveriam ser, e, acho que são, não sei ...
P.: São dois ...
Pedro: ... são dois períodos semanais também que eu acho que seriam necessários;
P.: Nem um a mais nem um a menos?
Pedro: A menos não porque é legal ter dois períodos, e a mais também não dá porque tem que ter outras matérias;
P.: Em uma escala de 1 a 10 (sendo 1 a menor nota e 10 a maior), qual o grau de importância da literatura para você?
Pedro: Acho que 7; porque a literatura é importante porque a gente vai ter que saber analisar textos e saber como refletir sobre esses textos, olhar os elementos e conseguir identifica-los, pra realização própria e pra Vestibulares, enfim ...
P.: E se o vestibular for “abolido”, vai ter necessidade, ainda, de ensinar literatura? Aula de português não daria conta de interpretação de textos?
Pedro: Sim, eu acho que sim ...Não, definitivamente não. Sem saber a história da literatura tu não consegue resolver as coisas;

                Divertir-se ao ler um livro, identificar-se com os protagonistas, torcer para o mocinho, envolver-se com o enredo, estudar o contexto histórico em que foi escrito para, então, interpretar corretamente a história; Ou apenas lê-lo por, simplesmente, gostar de ler. A Literatura como matéria escolar ensinaria o aluno, então, a ler um livro sob a perspectiva da época em que foi escrito. Não ignora-se que, para isso, seja necessário estudá-la, como Pedro Henrique propõe, ao destacar que a literatura é importante para realização própria. Dois períodos semanais seriam suficientes para “aprendê-la”, contudo, ainda sim seria inverossímil para um aluno do Ensino Médio que não queira ser professor de Literatura. Ou seja, Dom Casmurro continuaria servindo apenas para entretenimento, conhecendo, ou não, o contexto histórico-literário da obra. Concordar com Pedro quando ele afirma que a literatura é importante seria uma atitude insensata para outros alunos do ensino médio devido, justamente, a definição que se tem de literatura como: apenas entretenimento.

             O que um aluno do Ensino Médio pensa sobre literatura? O depoimento de Pedro Henrique ressalta a importância dessa matéria ao atribui-lhe a nota 7 de importância na sua vida. Conseguir que um aluno se interesse pela Literatura da mesma forma que Pedro mesmo que ele considere-a “não-encaixável” no seu cotidiano é o objetivo de um professor de Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário