quinta-feira, 3 de julho de 2014

Parecer_Aluno 35

Você se vale de várias experiências referentes à sua vivência literária, explorando-as reflexivamente e, quando convém, intercala-as com conceitos buscados nos textos trabalhados em aula. O autor pode, todavia, explicar, por exemplo, como é o processo de “leitura auditiva” e talvez traçar um paralelo entre isso e o processo de leitura convencional. Esses pormenores vão colaborar ainda mais para a construção da sua identidade enquanto leitor, sendo este o principal objetivo desta proposta textual.
Além disso, tente estabelecer um processo de transição entre o décimo e o décimo primeiro parágrafos, pois embora aquele traga conceitos dos quais este se valerá (conhecimento prévio), a correlação entre eles não está suficientemente clara. Ao introduzir conceitos teóricos, procure fazê-lo de forma mais natural, pondo-os claramente a serviço do assunto do qual está se tratando ou do qual se tratará. Isso dará mais homogeneidade à escrita, pois as referências feitas não estarão meramente inclusas no texto. Sugere-se o mesmo entre os parágrafos treze e catorze, os quais não mantêm relação alguma.
Tendo considerado os apontamentos e sugestões acima, ao reescrever seu texto procure dar a ele um desfecho conclusivo, para que assim o interlocutor não se depare com um fim abrupto e também para que a ele seja possível reavaliar todas as ideias até então trabalhadas de uma maneira mais concisa. Não há necessidade de apresentar nada novo na elaboração do desfecho, apenas revisite suas ideias e conclua com uma reflexão mais geral, por exemplo. Isso, contudo, é apenas uma sugestão pensada por mim sob o papel de interlocutor, a qual pode ser igualmente avaliada pelo autor.

Para tratar, então, dos aspectos formais do texto, faço alguns apontamentos finais: ao início do segundo parágrafo, tente incluir algum conector linguístico que estabeleça relação entre aquele e o primeiro parágrafo (ex. “Nesse sentido”, “A esse respeito” etc.); reveja a ausência da acentuação no quinto parágrafo; e, no nono parágrafo, a ausência de alguns elementos na expressão “Tenho certeza que fizesse”: não seria “Tenho certeza de que se o fizesse”, por exemplo? Considere essas observações.

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