Você
se vale de várias experiências referentes à sua vivência literária,
explorando-as reflexivamente e, quando convém, intercala-as com conceitos
buscados nos textos trabalhados em aula. O autor pode, todavia, explicar, por
exemplo, como é o processo de “leitura auditiva” e talvez traçar um paralelo
entre isso e o processo de leitura convencional. Esses pormenores vão colaborar
ainda mais para a construção da sua identidade enquanto leitor, sendo este o
principal objetivo desta proposta textual.
Além
disso, tente estabelecer um processo de transição entre o décimo e o décimo primeiro
parágrafos, pois embora aquele traga conceitos dos quais este se valerá
(conhecimento prévio), a correlação entre eles não está suficientemente clara.
Ao introduzir conceitos teóricos, procure fazê-lo de forma mais natural,
pondo-os claramente a serviço do assunto do qual está se tratando ou do qual se
tratará. Isso dará mais homogeneidade à escrita, pois as referências feitas não
estarão meramente inclusas no texto. Sugere-se o mesmo entre os parágrafos
treze e catorze, os quais não mantêm relação alguma.
Tendo
considerado os apontamentos e sugestões acima, ao reescrever seu texto procure
dar a ele um desfecho conclusivo, para que assim o interlocutor não se depare
com um fim abrupto e também para que a ele seja possível reavaliar todas as
ideias até então trabalhadas de uma maneira mais concisa. Não há necessidade de
apresentar nada novo na elaboração do desfecho, apenas revisite suas ideias e conclua
com uma reflexão mais geral, por exemplo. Isso, contudo, é apenas uma sugestão
pensada por mim sob o papel de interlocutor, a qual pode ser igualmente
avaliada pelo autor.
Para
tratar, então, dos aspectos formais do texto, faço alguns apontamentos finais:
ao início do segundo parágrafo, tente incluir algum conector linguístico que
estabeleça relação entre aquele e o primeiro parágrafo (ex. “Nesse sentido”, “A
esse respeito” etc.); reveja a ausência da acentuação no quinto parágrafo; e,
no nono parágrafo, a ausência de alguns elementos na expressão “Tenho certeza
que fizesse”: não seria “Tenho certeza de que se o fizesse”, por exemplo?
Considere essas observações.
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