O texto não apresenta as qualidades
discursivas de forma clara. Para essa proposta, primeiro vocês devem apresentar
uma hipótese que, no decorrer do texto, será afirmada ou negada pelos
argumentos colhidos na entrevista. Percebam, no entanto, que essa afirmação não
está clara, assim como os argumentos. Em alguns momentos fica difícil saber
quando as ideias expressas são de vocês e quando são do entrevistado.
Apresentar essa diferença é importante, pois há mais de uma voz no texto: a de
vocês e a do entrevistado.
Um problema sério e recorrente
identificado no texto de vocês é a falta de concretude. Leiam com atenção o
início do texto “Estudar literatura brasileira é, além de prazeroso, buscar as
raízes culturais de nosso povo”. Reparem
que vocês não fornecem os parâmetros necessários ao leitor. Afinal, por que
estudar literatura é prazeroso? Sem esses parâmetros o leitor pode imaginar
inúmeras coisas, pois “prazer” é uma palavra extremamente subjetiva. O trecho a
seguir, novamente mostra a falta de concretude “Não há dúvidas que a produção
literária reflete padrões sociais de uma época, ajudando a entender o presente
e influenciando o futuro”. Percebam que o “não há dúvidas” tem o mesmo valor de
“temos certeza”. Não há, no entanto, um posicionamento de vocês que mostre o
porquê de vocês terem essa certeza. A pergunta não respondida é: como a
literatura ajuda a entender o presente e influencia no futuro? Releiam o seguinte trecho “Ela apenas
apresenta de forma simplista as obras clássicas como meros exemplos, não
abstraindo os pensamentos e sentimentos a fim de formar opiniões e estabelecer
conceitos” O que significa apresentar de forma simplista as obras clássicas? E
quais são as obras clássicas? O texto de vocês deixa muitas lacunas que não são
preenchidas. Vocês devem ter em mente que dizer é diferente de mostrar. É
preciso que o leitor consiga imaginar exatamente o que está sendo dito e para
isso é preciso explicar suas ideias, fornecer exemplos. Uma vez que as palavras são providas de
sentido e de imagens vocês devem aproveitar e construir visualmente o que
intencionam apresentar. Quanto aos aspectos formais da língua, sugiro que
revisem a pontuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário