As ideias escolhidas para a elaboração da proposta
textual – algumas das quais foram destacadas no corpo do texto, para fins de
exemplo – estão pouquíssimo desenvolvidas, o que compromete a concretude
requerida para que leitor consiga visualizar tanto o espaço psicológico quanto
o físico, compostos pela autora. Se a autora se valer de ideias excessivamente
abstratas, o texto, além disso, não será nada objetivo, pois estará à mercê da
interpretação livre do leitor. É sugerido que as ideias sejam mais exploradas,
isto é, não necessariamente construídas em cima de palavras e expressões de
sentido amplo e vago (como “ansiedade”, “ternura” ou “poucas coisas” – que
coisas?), mas, sim, em cima de exemplos concretos e palpáveis. Dessa forma,
também, o leitor poderá fazer questionamentos e comparações entre suas
concepções sobre o assunto e as concepções da autora sobre o assunto.
Além
disso, é importante que o eixo temático em torno do qual o texto se dará seja
mais definido, porque, do contrário, o leitor poderá não entender o propósito
com o qual o texto foi escrito. Trata-se da falta da desunião da família da
autora? Trata-se da importância que sua família tem para si? Da influência do
nascimento de Karolina sobre a união da família da autora? Qualquer um desses
tópicos pode ser tomado como tema principal, fazendo com que a temática textual
fique distribuída em várias e o objetivo do texto, impreciso. Associada à
harmonia temática está, também, a correlação entre os parágrafos, que deve ser
revista principalmente na transição do primeiro para o segundo parágrafo: não
se pode perceber exatamente uma correlação entre esses parágrafos, pois o
primeiro deles não apresenta indícios do que será tratado a seguir, no segundo,
por exemplo.
Quanto
aos aspectos mais intrínsecos à gramática, não há o que rever, apenas a
formatação do texto precisa ser ajustada aos padrões exigidos pela professora
(fonte, espaçamento, alinhamento de parágrafos, etc). A autora pode manter o
estilo de escrita, desde que demonstre, na hora de produzir o texto, que
compreendeu a essência das quatro qualidades discursivas.
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