sexta-feira, 16 de maio de 2014

Parecer_Aluno 44

As ideias escolhidas para a elaboração da proposta textual – algumas das quais foram destacadas no corpo do texto, para fins de exemplo – estão pouquíssimo desenvolvidas, o que compromete a concretude requerida para que leitor consiga visualizar tanto o espaço psicológico quanto o físico, compostos pela autora. Se a autora se valer de ideias excessivamente abstratas, o texto, além disso, não será nada objetivo, pois estará à mercê da interpretação livre do leitor. É sugerido que as ideias sejam mais exploradas, isto é, não necessariamente construídas em cima de palavras e expressões de sentido amplo e vago (como “ansiedade”, “ternura” ou “poucas coisas” – que coisas?), mas, sim, em cima de exemplos concretos e palpáveis. Dessa forma, também, o leitor poderá fazer questionamentos e comparações entre suas concepções sobre o assunto e as concepções da autora sobre o assunto.
            Além disso, é importante que o eixo temático em torno do qual o texto se dará seja mais definido, porque, do contrário, o leitor poderá não entender o propósito com o qual o texto foi escrito. Trata-se da falta da desunião da família da autora? Trata-se da importância que sua família tem para si? Da influência do nascimento de Karolina sobre a união da família da autora? Qualquer um desses tópicos pode ser tomado como tema principal, fazendo com que a temática textual fique distribuída em várias e o objetivo do texto, impreciso. Associada à harmonia temática está, também, a correlação entre os parágrafos, que deve ser revista principalmente na transição do primeiro para o segundo parágrafo: não se pode perceber exatamente uma correlação entre esses parágrafos, pois o primeiro deles não apresenta indícios do que será tratado a seguir, no segundo, por exemplo.
            Quanto aos aspectos mais intrínsecos à gramática, não há o que rever, apenas a formatação do texto precisa ser ajustada aos padrões exigidos pela professora (fonte, espaçamento, alinhamento de parágrafos, etc). A autora pode manter o estilo de escrita, desde que demonstre, na hora de produzir o texto, que compreendeu a essência das quatro qualidades discursivas.



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