quinta-feira, 15 de maio de 2014

Parecer_Aluno21

            A intenção leve e poética da autora é, sim, instigante, pois, através do tom casual, aproxima o leitor dos relatos contidos no texto. No entanto, a proposta textual pede para que os alunos explicitem somente um episódio que lhes rendeu aprendizado e, todavia, a autora se pôs a trabalhar com uma série de ocorridos, o que, na reescrita, precisa ser repensado. Se a ideia central do texto estiver distribuída em várias outras ideias que não tenham uma clara correlação, o leitor ficará desorientado e terá bastante dificuldade para compreender o propósito do texto.
É importante, também, que a autora não incorra em circunlocuções – ou, em outras palavras, não faça rodeios para descrever ou relatar algo –, pois o texto ficará ainda menos objetivo e o leitor, ainda mais desorientado. Portanto, quando for introduzir alguma coisa, evite dar muitas voltas antes de tratar do assunto diretamente (interjeições e perguntas, ambas em excesso, por exemplo, tornam o texto menos claro e direto). O tom casual pode, sim, ser mantido, desde que esteja a serviço de um texto mais prosaico, pois, embora a poeticidade seja interessante, a proposta atual demanda outras características textuais.
Especialmente em relação à objetividade, o texto precisa ser melhorado. Para tanto, a autora pode selecionar as informações com as quais trabalhará na segunda versão da escrita e pode correlacioná-las, de forma que o texto fique mais homogêneo e siga uma sequência lógica de ideias. A fim de evitar um emaranhado de informações não objetivo e pouco preciso, sugere-se o exercício de releitura da primeira versão do texto e, também, que a autora imagine não conhecer o “eu” descrito no texto. Ao ter uma visão externa e não subjetiva de seu próprio texto, é possível detectar mais facilmente as falhas concernentes à objetividade. Em outras palavras, se a autora, pondo-se no lugar de um leitor ao qual ela é estranha, não conseguir compreender o texto em sua plenitude, as informações incompreensíveis saltarão imediatamente à vista. Ao fim, explicite o que achar necessário, pois assim o entendimento do texto ficará bem mais acessível à percepção dos leitores.
Por fim, no corpo do texto foram destacadas tanto as passagens que precisam ser reavaliadas para a segunda escrita – as quais estão um tanto abstratas e pouco precisas – quanto os elementos que precisam ser revisados em termos de ortografia e pontuação. Além disso, é fundamental que a autora dispense a fragmentação do texto todo em várias orações isoladas por pontos finais, porque, dessa forma, a leitura transcorrerá de forma pouco fluente.


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