sexta-feira, 1 de julho de 2016

1 Versão
Aluno 83


TEMPO: Tempo.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: natureza sociohistórica do tempo no final do semestre.
OBJETIVO: entender a falta de tempo dos estudantes de Letras no final do semestre.
PROBLEMA: estudantes do curso de Letras não entregam o trabalho no prazo pois não tem tempo suficiente para fazê-lo.
HIPÓTESE: há muitos trabalhos para serem feitos.
ARGUMENTOS:
dado concreto -- cerca de 40% dos alunos de Letras não entregam os trabalhos no prazo ao final do semestre
autoridade -- a Universidade ********** deduziu que para cada uma hora em sala de aula, é preciso quatro horas estudando.
CONTRA - ARGUMENTOS:  a possível falta de organização dos alunos com o tempo.

                Que a universidade é um objetivo a vida de muitas pessoas, isso não é dúvida, e principalmente quando a universidade em questão é federal. Porém, após ingressar em uma universidade de tamanho porte, as dificuldades começam, e talvez a maior reclamação por parte dos estudantes seja o tempo, ou melhor,a falta dele, ainda mais ao final de semestre.
                O curso de Letras, e em especial os alunos de licenciatura, têm um currículo cheio e bastante exaustivo, em consequência são muitos trabalhos, leituras e provas ao longo de um semestre, porém a pior parte são as últimas semanas. O dia parece reduzir de vinte e quatro para doze horas, e quase nunca se tem tempo para conseguir colocar em dia todos os trabalhos e leituras. Se no início do semestre temos todos os alunos com os trabalhos em dia, nas últimas quatro semanas, esse número cai para 60%, esse dado serve para os alunos que entregam os trabalhos, pois os outros 40%, ou desistem da cadeira, ou os entregam em atraso.
                O que poderia estar acarretando esses atrasos na entrega de trabalhos, se durante todo o semestre o aluno o entregou em dia? Certamente a resposta seria que no último mês de aula a carga de trabalhos é muito maior, e não podemos esquecer das provas. Mas por que o tempo não rende igual ao início do semestre? Será que a falta de organização dos alunos seria a causa dessa falta de tempo? Certamente a opção que melhor responderia a essas perguntas seria, que os alunos tem o mesmo tempo do início do semestre, porém a carga de trabalhos aumenta consideravelmente, e o prazo para a entrega desses trabalhos diminui.
                Por outro lado os alunos poderiam muito bem não conseguir se organizar com seus horários para entregar os trabalhos em dia. Uma pessoa organizada conseguiria muito bem seguir os prazos, mesmo estando no final do semestre. Certamente essa é uma boa teoria, se considerarmos esse um super aluno, pois com a tamanha carga de aula que os alunos de Letras-licenciatura tem é monstruosa, e é fato que os professores tem de fazer seu trabalho e cobrar tudo em um curto prazo, afinal eles também tem seus prazos para a entrega das notas.
                Que pessoa poderia ler três livros, entregar duas resenhas, um relatório e uma redação, num prazo de no máximo, e quando digo máximo, é estourando o número de sete dias, porque às vezes o prazo diminui para dois ou três dias, tendo de assistir a quatro horas e meia pela manhã, e por vezes tendo aula pela tarde, sem falar em temas, e provas, que esse aluno provavelmente tenha que estudar.
                Infelizmente a realidade de um aluno de Letras-licenciatura em uma universidade pública não é fácil. Uma pesquisa de uma universidade britânica ************ diz que para cada uma hora em sala de aula, o aluno precisa de quatro horas estudando, para os alunos de Letras essa conta daria uma média de dezesseis horas por dia estudando fora do seu horário escolar (desconsideramos os turnos inversos para fazer o cálculo). Ora, um dia tem 24 horas, 16 horas seria apenas para o estudo, e 4 horas para estar em sala de aula, faremos o cálculo:
                24 - 16 = 8 - 4 = 4
                Sim, exatamente, sobram longas quatro horas para o aluno dormir, se alimentar, e obviamente, se ele não mora perto da universidade tem o deslocamente para casa. Como dito anteriormente, temos aí nosso super aluno, que consegue seguir os padrões e entregar em dia TODOS seus trabalhos, e ainda terá de se sair bem em provas.
                Então chegamos a uma outra questão, o prazo para a entrega da tarefa. Por que o professor não consegue aumentar o prazo para a entrega? Como já havia sido dito anteriormente, os próprios professores sofrem desse mesmo mal. Tem de corrigir aos trabalhos e tarefas, e todos tem um tempo muito curto para a entrega das notas dos alunos, tendo de seguir o currículo programado para o semestre.
                Finalmente chegamos nesse embate confuso, onde os alunos tem de escolher quais trabalhos tem maior importância para si, e deixar de lado outros, é como aquele ditado "desvestir um santo para vestir outro", porque o tempo é curto, e nesse contexto, acaba que sempre uma cadeira é deixada mais de lado, aquela que seja considerada a mais fácil pelo aluno, e os professores podem reclamar da falta de pontualidade para a entrega do trabalho. Mas sem mais delongas, pois como diz outro ditado  " o tempo é curto e a sapucaí é longa".


                REFERÊNCIAS:
               







                

Nenhum comentário:

Postar um comentário