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Aluno 83
TEMPO: Tempo.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: natureza sociohistórica
do tempo no final do semestre.
OBJETIVO: entender a falta de tempo dos
estudantes de Letras no final do semestre.
PROBLEMA: estudantes do curso de Letras não
entregam o trabalho no prazo pois não tem tempo suficiente para fazê-lo.
HIPÓTESE: há muitos trabalhos para serem
feitos.
ARGUMENTOS:
dado concreto -- cerca de 40% dos alunos de
Letras não entregam os trabalhos no prazo ao final do semestre
autoridade -- a Universidade **********
deduziu que para cada uma hora em sala de aula, é preciso quatro horas
estudando.
CONTRA - ARGUMENTOS: a possível falta de organização dos alunos
com o tempo.
Que
a universidade é um objetivo a vida de muitas pessoas, isso não é dúvida, e
principalmente quando a universidade em questão é federal. Porém, após
ingressar em uma universidade de tamanho porte, as dificuldades começam, e
talvez a maior reclamação por parte dos estudantes seja o tempo, ou melhor,a
falta dele, ainda mais ao final de semestre.
O
curso de Letras, e em especial os alunos de licenciatura, têm um currículo
cheio e bastante exaustivo, em consequência são muitos trabalhos, leituras e
provas ao longo de um semestre, porém a pior parte são as últimas semanas. O
dia parece reduzir de vinte e quatro para doze horas, e quase nunca se tem
tempo para conseguir colocar em dia todos os trabalhos e leituras. Se no início
do semestre temos todos os alunos com os trabalhos em dia, nas últimas quatro
semanas, esse número cai para 60%, esse dado serve para os alunos que entregam
os trabalhos, pois os outros 40%, ou desistem da cadeira, ou os entregam em
atraso.
O
que poderia estar acarretando esses atrasos na entrega de trabalhos, se durante
todo o semestre o aluno o entregou em dia? Certamente a resposta seria que no
último mês de aula a carga de trabalhos é muito maior, e não podemos esquecer
das provas. Mas por que o tempo não rende igual ao início do semestre? Será que
a falta de organização dos alunos seria a causa dessa falta de tempo?
Certamente a opção que melhor responderia a essas perguntas seria, que os
alunos tem o mesmo tempo do início do semestre, porém a carga de trabalhos
aumenta consideravelmente, e o prazo para a entrega desses trabalhos diminui.
Por
outro lado os alunos poderiam muito bem não conseguir se organizar com seus
horários para entregar os trabalhos em dia. Uma pessoa organizada conseguiria
muito bem seguir os prazos, mesmo estando no final do semestre. Certamente essa
é uma boa teoria, se considerarmos esse um super aluno, pois com a tamanha
carga de aula que os alunos de Letras-licenciatura tem é monstruosa, e é fato
que os professores tem de fazer seu trabalho e cobrar tudo em um curto prazo,
afinal eles também tem seus prazos para a entrega das notas.
Que
pessoa poderia ler três livros, entregar duas resenhas, um relatório e uma
redação, num prazo de no máximo, e quando digo máximo, é estourando o número de
sete dias, porque às vezes o prazo diminui para dois ou três dias, tendo de
assistir a quatro horas e meia pela manhã, e por vezes tendo aula pela tarde,
sem falar em temas, e provas, que esse aluno provavelmente tenha que estudar.
Infelizmente
a realidade de um aluno de Letras-licenciatura em uma universidade pública não
é fácil. Uma pesquisa de uma universidade britânica ************ diz que para
cada uma hora em sala de aula, o aluno precisa de quatro horas estudando, para
os alunos de Letras essa conta daria uma média de dezesseis horas por dia
estudando fora do seu horário escolar (desconsideramos os turnos inversos para fazer
o cálculo). Ora, um dia tem 24 horas, 16 horas seria apenas para o estudo, e 4
horas para estar em sala de aula, faremos o cálculo:
24
- 16 = 8 - 4 = 4
Sim,
exatamente, sobram longas quatro horas para o aluno dormir, se alimentar, e
obviamente, se ele não mora perto da universidade tem o deslocamente para casa.
Como dito anteriormente, temos aí nosso super aluno, que consegue seguir os
padrões e entregar em dia TODOS seus trabalhos, e ainda terá de se sair bem em
provas.
Então
chegamos a uma outra questão, o prazo para a entrega da tarefa. Por que o
professor não consegue aumentar o prazo para a entrega? Como já havia sido dito
anteriormente, os próprios professores sofrem desse mesmo mal. Tem de corrigir
aos trabalhos e tarefas, e todos tem um tempo muito curto para a entrega das
notas dos alunos, tendo de seguir o currículo programado para o semestre.
Finalmente
chegamos nesse embate confuso, onde os alunos tem de escolher quais trabalhos
tem maior importância para si, e deixar de lado outros, é como aquele ditado
"desvestir um santo para vestir outro", porque o tempo é curto, e
nesse contexto, acaba que sempre uma cadeira é deixada mais de lado, aquela que
seja considerada a mais fácil pelo aluno, e os professores podem reclamar da falta
de pontualidade para a entrega do trabalho. Mas sem mais delongas, pois como
diz outro ditado " o tempo é curto
e a sapucaí é longa".
REFERÊNCIAS:
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