Aluno 81
Reescrita
Tema: tempo.
Delimitação do tema: “natureza sociohistórica do tempo”.
Objetivo: Compreender os motivos que levam o estudante de letras a
não conseguir cumprir os prazos de entrega dos trabalhos. Dentre estes motivos
estão a falta de organização do tempo, a procrastinação, a dificuldade de
priorização das tarefas e a falta de tempo que todos os universitários sofrem
devido a carga horária dos cursos de graduação.
Problema: estudantes do curso de letras não entregam trabalhos no
prazo por que não tem tempo suficiente para fazê-los?
Hipóteses:
1)
Há muitos trabalhos
para serem feitos.
2)
Falta de organização
do tempo disponível.
Argumentos:
1)
O tempo é um recurso
limitado para os estudantes universitários. (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo;
Hartmut Günther, 2003)
2)
Oficinas realizadas
entre 2011 e 2012 revelaram que entre as principais dificuldades dos alunos
estão a procrastinação, problemas para lidar com a carga horária dos cursos e a
dificuldade de conciliar estudo, convivência com a família e lazer.
Contra-argumento: Práticas de administração do tempo foram relacionadas a
aspectos positivos da vida acadêmica de universitários. Britton e Tesser (1991)
concluíram que essa prática pode influenciar o desempenho acadêmico, aumentando
as notas dos estudantes universitários. (Umbelina
do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003)
As dificuldades do
aluno para organizar seu tempo
A falta de organização dos alunos que chegam
à universidade somada ao número de atividades requeridas em cursos com uma carga
horária extensa, como o curso de Letras, gera diversos transtornos na vida
acadêmica do aluno. O tempo é um recurso limitado para todos os estudantes
universitários (Umbelina
do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003), mas para cursos
onde também há um número excessivo de atividades e leituras requeridas pelos
professores, o desempenho do aluno será afetado.
Percebe-se que o principal desafio para
alunos de todas as graduações é o tempo. Segundo pesquisa realizada no projeto
de extensão “Oficinas de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira”,
entre os principais problemas que os alunos têm para organizar seu tempo de
estudo estão a procrastinação, problemas para lidar com as cargas horárias dos
cursos e a dificuldade em conciliar estudo, convivência familiar e lazer.
Diante de diversos obstáculos e o acumulo de atividades do final do semestre,
muitas vezes, entregar a atividade no prazo não é uma possibilidade. O acumulo
gera frustração no aluno que se sente pressionado e ansioso com suas tarefas,
afetando também o seu desempenho.
Alunos do curso de Letras possuem diversos
motivos para não conseguirem entregar trabalhos no prazo, mas todos eles são
poderiam ser evitados com uma melhor organização do aluno, pois é possível
cumprir todas as atividades em seu prazo. Procurar organizar melhor o tempo e
as atividades pode não somente melhorar o desempenho do estudante, mas também
sua saúde psicológica, pois o aluno sofre com frustração de suas expectativas
de desempenho por não conseguir concluir plenamente as atividades.
REFERÊNCIAS:
Oliveira, C. T., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A.
P., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de gestão do tempo com estudantes
universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1): 224-233.
LEITE, Umbelina do
Rego; TAMAYO, Álvaro; GUNTHER, Hartmut. Organização do uso do tempo e valores
de universitários. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 2, n.
1, p. 57-66, jun. 2003. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712003000100007&lng=pt&nrm=iso>
acesso em 19 jun. 2016.
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