quarta-feira, 6 de julho de 2016

Aluno 81
Reescrita


Tema: tempo.
Delimitação do tema: “natureza sociohistórica do tempo”.
Objetivo: Compreender os motivos que levam o estudante de letras a não conseguir cumprir os prazos de entrega dos trabalhos. Dentre estes motivos estão a falta de organização do tempo, a procrastinação, a dificuldade de priorização das tarefas e a falta de tempo que todos os universitários sofrem devido a carga horária dos cursos de graduação. 
Problema: estudantes do curso de letras não entregam trabalhos no prazo por que não tem tempo suficiente para fazê-los?
Hipóteses:
1)    Há muitos trabalhos para serem feitos.
2)    Falta de organização do tempo disponível.
Argumentos:
1)    O tempo é um recurso limitado para os estudantes universitários. (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003)
2)    Oficinas realizadas entre 2011 e 2012 revelaram que entre as principais dificuldades dos alunos estão a procrastinação, problemas para lidar com a carga horária dos cursos e a dificuldade de conciliar estudo, convivência com a família e lazer.
Contra-argumento: Práticas de administração do tempo foram relacionadas a aspectos positivos da vida acadêmica de universitários. Britton e Tesser (1991) concluíram que essa prática pode influenciar o desempenho acadêmico, aumentando as notas dos estudantes universitários. (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003)


As dificuldades do aluno para organizar seu tempo
A falta de organização dos alunos que chegam à universidade somada ao número de atividades requeridas em cursos com uma carga horária extensa, como o curso de Letras, gera diversos transtornos na vida acadêmica do aluno. O tempo é um recurso limitado para todos os estudantes universitários (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003), mas para cursos onde também há um número excessivo de atividades e leituras requeridas pelos professores, o desempenho do aluno será afetado.
Percebe-se que o principal desafio para alunos de todas as graduações é o tempo. Segundo pesquisa realizada no projeto de extensão “Oficinas de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira”, entre os principais problemas que os alunos têm para organizar seu tempo de estudo estão a procrastinação, problemas para lidar com as cargas horárias dos cursos e a dificuldade em conciliar estudo, convivência familiar e lazer. Diante de diversos obstáculos e o acumulo de atividades do final do semestre, muitas vezes, entregar a atividade no prazo não é uma possibilidade. O acumulo gera frustração no aluno que se sente pressionado e ansioso com suas tarefas, afetando também o seu desempenho.
Alunos do curso de Letras possuem diversos motivos para não conseguirem entregar trabalhos no prazo, mas todos eles são poderiam ser evitados com uma melhor organização do aluno, pois é possível cumprir todas as atividades em seu prazo. Procurar organizar melhor o tempo e as atividades pode não somente melhorar o desempenho do estudante, mas também sua saúde psicológica, pois o aluno sofre com frustração de suas expectativas de desempenho por não conseguir concluir plenamente as atividades.
REFERÊNCIAS:
Oliveira, C. T., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1): 224-233.
LEITE, Umbelina do Rego; TAMAYO, Álvaro; GUNTHER, Hartmut. Organização do uso do tempo e valores de universitários. Aval. psicol.,  Porto Alegre,  v. 2, n. 1, p. 57-66, jun. 2003. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712003000100007&lng=pt&nrm=iso> acesso em  19  jun.  2016.

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