quarta-feira, 13 de julho de 2016

Aluno 84
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TEMA: Tempo.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A natureza sócio-histórica do tempo.
OBJETIVO: Analisar a influência do fator tempo como responsável pelo atraso da entrega de trabalhos acadêmicos por estudantes do curso de Letras da UFRGS.
PROBLEMA: Estudantes do curso de Letras não entregam trabalhos no prazo estabelecido porque não têm tempo suficiente para fazê-los.
HIPÓTESE: Há muitos trabalhos para serem feitos durante o semestre acadêmico.
ARGUMENTOS:
1)    Dados concretos: Grande quantidade de créditos e leituras do curso de Letras.
2)    Autoridade: a sobrecarga de tarefas gera um estado de estresse que prejudica o organismo e, por sua vez, o desempenho dos estudantes.
CONTRA-ARGUMENTOS:
1)    Falta de tempo é desculpa de quem não se planeja.
2)    O estudo de qualidade independe da quantidade de horas, mas da maneira como é realizado.



ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ATRASO NA ENTREGA E A DEMANDA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS DA UFRGS
Nos dias atuais, a falta de tempo é um problema comum, constantemente associado à vida das pessoas. Nesse contexto, entregar projetos da universidade é algo que faz parte da rotina de qualquer estudante. Com uma agenda lotada de compromissos, com diversos trabalhos para concluir, disciplinas para estudar e livros para ler, é comum não conseguir terminar algum desses projetos a tempo. Estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por exemplo, argumentam que o motivo pelo atraso da entrega de trabalhos acadêmicos está ligado à falta de tempo suficiente para fazê-los.
A principal hipótese sugerida pelos alunos para justificar o atraso na entrega dos trabalhos acadêmicos é a grande demanda de avaliações e leituras da graduação de Letras. De fato, o curso concentra alta carga horária semestral. Para se ter uma ideia, no primeiro ano de estudos, os calouros de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) já se deparam com 54 créditos obrigatórios. Considerando a presença de disciplinas que exigem a leitura de obras completas, como “Leituras Orientadas” e as voltadas para o estudo das Literaturas, o currículo amplia ainda mais a carga de estudos, tanto em sala de aula quanto extraclasse.
Conciliar a rotina acadêmica com os outros afazeres diários, como emprego e tarefas domésticas, é uma situação que expõe os estudantes a demandas e pressões excessivas. Segundo Rios (2006), “a sobrecarga, aliada a fatores externos e em confronto com o perfil interno do indivíduo, produz stress.” (p. 50). Dessa forma, o alto nível de exigências acadêmicas desenvolve um ambiente propício a um estado de estresse, cujos fatores prejudiciais ao organismo do indivíduo são expressos em sinais corporais:

No plano biofisiológico, observa-se em muitos estudos que os indivíduos expostos a episódios de stress apresentam algumas manifestações que explicam as alterações metabólicas no seu todo. As manifestações nervosas em geral surgem na forma de dores de cabeça que aparecem a qualquer hora do dia, irritabilidade, angústia e crises de pânico, vertigens, suores, sensação de frio e de calor, insônias, dores no tórax ou perturbações em nível da sexualidade. (RIOS, 2006, p. 39)

O estudante cujo metabolismo esteja alterado pelo estresse sofre as consequências desse desequilíbrio, o que pode prejudicar o seu desempenho no cumprimento das tarefas da universidade. Entretanto, planejar melhor os estudos é a chave para a organização pessoal e para o cumprimento de compromissos consigo e com os outros. "Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento", diz a célebre frase atribuída a Albert Einstein. Mesmo sob a pressão do turbilhão de atividades, é preciso se acostumar a planejar antes e executar depois.
A dispersão é um grande gatilho da falta de tempo. A tecnologia é hoje a maior responsável pelo desperdício de tempo do dia a dia. Limitar o uso das redes sociais virtuais é importante parar priorizar as demandas da universidade. Além disso, são muitos os fatores que contribuem para que o estudo tenha qualidade – independentemente da quantidade de horas que seja destinada para ele. Os fundamentais são: concentração, método, ambiente e motivação. Portanto, o planejamento, aliado ao modo adequado de estudar, aumentam o aproveitamento do aluno para a realização das tarefas acadêmicas no prazo.


Referências bibliográficas

RIOS, Olga de Fátima Leite. Níveis de stress e depressão em estudantes universitários. São Paulo, 2006. Disponível em:
<http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3356 > Acesso em: 19 jun. 2016.


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