Aluno 84
1 Versão
TEMA: Tempo.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A natureza
sócio-histórica do tempo.
OBJETIVO: Analisar a influência do fator
tempo como responsável pelo atraso da entrega de trabalhos acadêmicos por estudantes
do curso de Letras da UFRGS.
PROBLEMA: Estudantes do curso de Letras não
entregam trabalhos no prazo estabelecido porque não têm tempo suficiente para
fazê-los.
HIPÓTESE: Há muitos trabalhos para serem
feitos durante o semestre acadêmico.
ARGUMENTOS:
1) Dados concretos: Grande quantidade de créditos e leituras
do curso de Letras.
2) Autoridade: a sobrecarga de tarefas gera um estado de
estresse que prejudica o organismo e, por sua vez, o desempenho dos estudantes.
CONTRA-ARGUMENTOS:
1) Falta de tempo é desculpa de quem não se planeja.
2) O estudo de qualidade independe da quantidade de horas,
mas da maneira como é realizado.
ANÁLISE
SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ATRASO NA ENTREGA E A DEMANDA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
DO CURSO DE LETRAS DA UFRGS
Nos dias atuais, a falta de tempo é um
problema comum, constantemente associado à vida das pessoas. Nesse contexto, entregar
projetos da universidade é algo que faz parte da rotina de qualquer estudante.
Com uma agenda lotada de compromissos, com diversos trabalhos para concluir, disciplinas
para estudar e livros para ler, é comum não conseguir terminar algum desses
projetos a tempo. Estudantes do curso de
Letras da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por exemplo, argumentam que o motivo pelo atraso da entrega de trabalhos acadêmicos
está ligado à falta de tempo suficiente para fazê-los.
A principal hipótese sugerida pelos alunos para
justificar o atraso na entrega dos trabalhos acadêmicos é a grande demanda de
avaliações e leituras da graduação de Letras. De fato, o curso concentra alta
carga horária semestral. Para se ter uma ideia, no primeiro ano de estudos, os
calouros de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua
Portuguesa) já se deparam com 54 créditos obrigatórios. Considerando a presença
de disciplinas que exigem a leitura de obras completas, como “Leituras
Orientadas” e as voltadas para o estudo das Literaturas, o currículo amplia
ainda mais a carga de estudos, tanto em sala de aula quanto extraclasse.
Conciliar a rotina acadêmica com os outros afazeres
diários, como emprego e tarefas domésticas, é uma situação que expõe os
estudantes a demandas e pressões excessivas. Segundo Rios (2006), “a
sobrecarga, aliada a fatores externos e em confronto com o perfil interno do
indivíduo, produz stress.” (p. 50). Dessa
forma, o alto nível de exigências acadêmicas desenvolve um ambiente propício a
um estado de estresse, cujos fatores prejudiciais ao organismo do indivíduo são
expressos em sinais corporais:
No
plano biofisiológico, observa-se em muitos estudos que os indivíduos expostos a
episódios de stress apresentam
algumas manifestações que explicam as alterações metabólicas no seu todo. As
manifestações nervosas em geral surgem na forma de dores de cabeça que aparecem
a qualquer hora do dia, irritabilidade, angústia e crises de pânico, vertigens,
suores, sensação de frio e de calor, insônias, dores no tórax ou perturbações
em nível da sexualidade. (RIOS, 2006, p. 39)
O estudante cujo metabolismo esteja alterado pelo
estresse sofre as consequências desse desequilíbrio, o que pode prejudicar o
seu desempenho no cumprimento das tarefas da universidade. Entretanto, planejar
melhor os estudos é a chave para a organização pessoal e para o cumprimento de
compromissos consigo e com os outros. "Falta de tempo é desculpa daqueles
que perdem tempo por falta de planejamento", diz a célebre frase atribuída
a Albert Einstein. Mesmo sob a pressão do turbilhão de atividades, é preciso se
acostumar a planejar antes e executar depois.
A dispersão é um grande gatilho da falta de tempo. A
tecnologia é hoje a maior responsável pelo desperdício de tempo do dia a dia.
Limitar o uso das redes sociais virtuais é importante parar priorizar as demandas
da universidade. Além disso, são muitos os fatores que contribuem para que o
estudo tenha qualidade – independentemente da quantidade de horas que seja
destinada para ele. Os fundamentais são: concentração, método, ambiente e
motivação. Portanto, o planejamento, aliado ao modo adequado de estudar,
aumentam o aproveitamento do aluno para a realização das tarefas acadêmicas no
prazo.
Referências bibliográficas
RIOS,
Olga de Fátima Leite. Níveis de stress e depressão em estudantes
universitários. São Paulo, 2006. Disponível em:
<http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3356
> Acesso em: 19 jun. 2016.
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