Aluno 83
Reescrita
TEMA: Tempo.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: natureza sociohistórica do
tempo no final do semestre.
OBJETIVO: entender a falta de tempo dos
estudantes de Letras no final do semestre.
PROBLEMA: estudantes do curso de Letras não
entregam trabalho no prazo pois não tem tempo suficiente para fazê-lo.
HIPÓTESE: há muitos trabalhos para serem feitos.
ARGUMENTOS
1) cerca de 40% dos alunos de Letras não
entregam os trabalhos no prazo ao final do semestre.
2) os alunos têm como se organizar com o tempo
para entregar em dia os trabalhos
CONTRA – ARGUMENTOS: a possível falta de
organização dos alunos com o tempo.
POR QUE O TEMPO NO FINAL DO SEMESTRE É TÃO
CURTO?
Que a universidade é um objetivo na vida de
muitas pessoas, isso não é dúvida, e principalmente quando a universidade em
questão é federal. Porém, após ingressar em uma universidade de tamanho porte,
as dificuldades começam, e talvez a maior reclamação por parte dos estudantes
seja o tempo, ou melhor, a falta dele, ainda mais ao final do semestre.
O curso de Letras, e em especial os alunos de
licenciatura, têm um currículo com uma carga horária bastante exaustiva e com
um grande número de cadeiras, em consequência são muitos trabalhos, leituras e
provas ao longo de um semestre, porém as maiores dificuldades começam a
aparecer nas últimas semanas de aula. Quase nunca se consegue tempo para
colocar em dia todos os trabalhos e leituras. Se no início do semestre temos
praticamente todos os alunos com trabalhos em dia, esse número certamente deve
cair para 60%, conforme pude perceber com alguns colegas, pois os outros 40%,
ou desistem da cadeira, ou entregam os entregam em atraso.
O que poderia estar acarretando esses atrasos na
entrega de trabalhos, se durante todo o semestre o aluno o entregou em dia?
Certamente a resposta seria que no último mês de aula a quantidade de trabalhos
é maior, e não podemos esquecer as provas. Mas por que o tempo não rende igual
ao início do semestre? Será que a falta de organização dos estudantes seria a
causa dessa falta de tempo? Com certeza a opção que melhor responderia a essas
perguntas seria, que os alunos têm o mesmo tempo do início do semestre, porém a
carga de trabalhos aumenta consideravelmente, e o prazo para a entrega deles
diminui.
Poderíamos muito bem problematizar a questão dos
professores cobrarem de seus alunos muitos trabalhos e pedir em prazos muito
curtos, mas é fato que os professores têm de fazer seu trabalho e cobrar tudo
em um curto prazo, afinal eles também têm os seus para a entrega das notas.
Por outro lado os alunos poderiam muito bem não
se organizar com seus horários para entregar os trabalhos em dia. Mas então
você vai se perguntar que além de enfrentar diariamente uma carga horária de
quatro horas e meia de aula( quando não se tem aula pela tarde), o aluno
conseguiria se organizar para estudar e entregar seus trabalhos em dia? E não
podemos esquecer que há alunos que tem de lidar com o deslocamento até suas
casas.
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (Ipea), revelou que 37,1% dos estudantes universitários brasileiros
dedicam menos de cinco horas semanais aos estudos fora da sala de aula.
Portanto a falta de organização com o tempo de estudo é visível conforme a
pesquisa.
Certamente esse aluno, organizando sua rotina de
horários consegue entregar em dia todos seus trabalhos, e ainda estudar para as
provas finais. O aluno deve fazer uma planilha onde colocará seus objetivos de
estudo daquele dia, e organizar nos seus horários disponíveis durante o dia,
fazendo isso para a semana inteira. É importante que o estudante tenha essa
planilha em vista sempre (PICCINI), e que a siga corretamente. Também há a
opção para aqueles alunos que conseguem dormir menos de oito horas por noite, e
seria útil utilizar esse tempo para se organizar e fazer seus trabalhos.
Podemos dizer que o tempo pode mesmo reduzir no
final do semestre, as tarefas vão aumentando e os prazos para a entrega
diminuindo, mas depende de como o estudante vai utilizar esse tempo e conseguir
se manter organizado, para se tornar um aluno cada vez mais diligente.
REFERÊNCIAS
PICCINI, Leandro. Como fazer plano de estudos
perfeito. Disponível em www.estudareaprender.com.br. Acesso em: 25 jun. 2016.
MARCHIORI, Raphael. 37% dos universitários
dedicam pouco tempo aos estudos extra classe. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 25 jun. 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário