Seu texto não se constitui uma lista de adjetivos, o que é bom. Você parece ter uma linha condutora do inicio ao fim, desenvolvida a partir da dicotomia racional versus sentimental. Considerando isso, o seu primeiro parágrafo não parece ser muito relevante ao texto como um todo. Você faz uma introdução demasiada abstrata e que não chega a conclusões, deixando o leitor com questionamentos em aberto. Por exemplo, a última frase, “Possuo somente um objetivo.”, qual seria esse objetivo? É a felicidade que você volta a citar somente no terceiro parágrafo? A ideia de criar um gancho narrativo, que estabeleça uma ligação entre ideias é fundamental para a veracidade do texto.
Suas passagens do segundo parágrafo são um pouco confusas. As frases não parecem ter uma relação entre si, apresentando somente uma reflexão abstrata e subjetiva sobre a vida. Contudo, é importante lembrar que essa proposta é uma apresentação pessoal, e, a partir de uma unidade temática preestabelecida – que no seu caso parece ser a dicotomia racional/sentimental –, você deveria selecionar o que contar pensando se de fato é relevante para o texto. Apesar da reflexão, o texto não parece conter muito de você. Alguns exemplos melhorariam a concretude e facilitariam o entendimento do leitor.
Já no terceiro parágrafo surge uma nova informação: o interesse acadêmico. Você parece manter a dicotomia para falar do interesse acadêmico, mas, como sugestão, você poderia trazer essa característica já no início do texto. Essa é, por exemplo, uma informação que sustentaria suas reflexões e o que deveria ser o foco do texto, nesse caso, você. Lembre-se da interlocução. Ela pode te ajudar a refletir sobre quais informações você quer acrescentar ou retirar do texto.
Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário