quarta-feira, 6 de julho de 2016

Aluno 81
1 Versão


Tema: tempo.
Delimitação do tema: “natureza sociohistórica do tempo”.
Objetivo: Compreender os motivos que levam o estudante de letras a não conseguir cumprir os prazos de entrega dos trabalhos. Dentre estes motivos estão a falta de organização do tempo, a procrastinação, a dificuldade de priorização das tarefas e a falta de tempo que todos os universitários sofrem devido a carga horário dos cursos de graduação. 
Problema: estudantes do curso de letras não entregam trabalhos no prazo por que não tem tempo suficiente para fazê-los?
Hipóteses:
1)    Há muitos trabalhos para serem feitos.
2)    Falta de organização do tempo disponível.
Argumentos:
1)    O tempo é um recurso limitado para os estudantes universitários. (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003)
2)    Oficinas realizadas entre 2011 e 2012 revelaram que entre a principais dificuldades dos alunos estão a procrastinação, a dificuldade de conciliar estudo, convivência com a família e lazer, e problemas para lidar com a carga horária dos cursos
Contra-argumento: Práticas de administração do tempo foram relacionadas a aspectos positivos da vida acadêmica de universitários. Britton e Tesser (1991) encontraram que essa prática pode influenciar o desempenho acadêmico, aumentando as notas dos estudantes universitários. (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003)


A falta de organização dos alunos que chegam à universidade somada ao número de atividades requeridas em cursos com uma carga horária extensa, como o curso de Letras, gera diversos transtornos na vida acadêmica do aluno. O tempo é um recurso limitado para todos os estudantes universitários (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003), mas para cursos onde também há um número excessivo de atividades requeridas pelos diversos professores, o desempenho do aluno será afetado.
Percebe-se que o principal desafio para alunos de todas as graduações é o tempo. Segundo pesquisa realizada no projeto de extensão “Oficinas de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira”, entre os principais problemas que os alunos têm para organizar seu tempo de estudo estão a procrastinação; a dificuldade em conciliar estudo, convivência familiar e lazer; e problemas para lidar com as cargas horárias dos cursos. Diante de diversos obstáculos e o acumulo de atividades do final do semestre, muitas vezes, entregar a atividade no prazo não é uma possibilidade. O acumulo gera frustração no aluno que se sente pressionado e ansioso com suas tarefas, afetando também o seu desempenho.
Alunos do curso de Letras possuem diversos motivos para não conseguirem entregar trabalhos no prazo. Procurar organizar melhor o tempo e as atividades pode não somente melhorar o desempenho do estudante, mas também sua saúde psicológica, pois o aluno sofre com frustração de suas expectativas de desempenho por não conseguir concluir plenamente as atividades.
REFERÊNCIAS:
Oliveira, C. T., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1): 224-233.
LEITE, Umbelina do Rego; TAMAYO, Álvaro; GUNTHER, Hartmut. Organização do uso do tempo e valores de universitários. Aval. psicol.,  Porto Alegre,  v. 2, n. 1, p. 57-66, jun. 2003. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712003000100007&lng=pt&nrm=iso> acesso em  19  jun.  2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário