Aluno 81
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Tema: tempo.
Delimitação do tema: “natureza sociohistórica do tempo”.
Objetivo: Compreender os motivos que levam o estudante de letras a
não conseguir cumprir os prazos de entrega dos trabalhos. Dentre estes motivos
estão a falta de organização do tempo, a procrastinação, a dificuldade de
priorização das tarefas e a falta de tempo que todos os universitários sofrem
devido a carga horário dos cursos de graduação.
Problema: estudantes do curso de letras não entregam trabalhos no
prazo por que não tem tempo suficiente para fazê-los?
Hipóteses:
1)
Há muitos trabalhos
para serem feitos.
2)
Falta de organização
do tempo disponível.
Argumentos:
1)
O tempo é um recurso
limitado para os estudantes universitários. (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo;
Hartmut Günther, 2003)
2)
Oficinas realizadas
entre 2011 e 2012 revelaram que entre a principais dificuldades dos alunos
estão a procrastinação, a dificuldade de conciliar estudo, convivência com a
família e lazer, e problemas para lidar com a carga horária dos cursos
Contra-argumento: Práticas de administração do tempo foram relacionadas a
aspectos positivos da vida acadêmica de universitários. Britton e Tesser (1991)
encontraram que essa prática pode influenciar o desempenho acadêmico,
aumentando as notas dos estudantes universitários. (Umbelina do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut
Günther, 2003)
A falta de organização dos alunos que chegam
à universidade somada ao número de atividades requeridas em cursos com uma
carga horária extensa, como o curso de Letras, gera diversos transtornos na
vida acadêmica do aluno. O tempo é um recurso limitado para todos os estudantes
universitários (Umbelina
do Rego Leite; Álvaro Tamayo; Hartmut Günther, 2003), mas para cursos
onde também há um número excessivo de atividades requeridas pelos diversos
professores, o desempenho do aluno será afetado.
Percebe-se que o principal desafio para
alunos de todas as graduações é o tempo. Segundo pesquisa realizada no projeto
de extensão “Oficinas de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira”,
entre os principais problemas que os alunos têm para organizar seu tempo de
estudo estão a procrastinação; a dificuldade em conciliar estudo, convivência
familiar e lazer; e problemas para lidar com as cargas horárias dos cursos. Diante
de diversos obstáculos e o acumulo de atividades do final do semestre, muitas
vezes, entregar a atividade no prazo não é uma possibilidade. O acumulo gera
frustração no aluno que se sente pressionado e ansioso com suas tarefas,
afetando também o seu desempenho.
Alunos do curso de Letras possuem diversos
motivos para não conseguirem entregar trabalhos no prazo. Procurar organizar
melhor o tempo e as atividades pode não somente melhorar o desempenho do
estudante, mas também sua saúde psicológica, pois o aluno sofre com frustração
de suas expectativas de desempenho por não conseguir concluir plenamente as
atividades.
REFERÊNCIAS:
Oliveira, C. T., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A.
P., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de gestão do tempo com estudantes
universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1): 224-233.
LEITE, Umbelina do
Rego; TAMAYO, Álvaro; GUNTHER, Hartmut. Organização do uso do tempo e valores
de universitários. Aval. psicol., Porto Alegre, v.
2, n. 1, p. 57-66, jun. 2003. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712003000100007&lng=pt&nrm=iso>
acesso em 19 jun. 2016.
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