sábado, 6 de junho de 2015

Parecer_Aluno49

       Aluno 49, teu texto atinge algumas qualidades discursivas, como a concretude. O teu texto ainda possui um pouco de questionamento, embora a unidade temática não esteja bem definida. Para isso, veja bem o primeiro parágrafo, no qual você traz uma série de personagens, como a Luiza, companheiro inseparável, a casa vermelho-desbotada, e a morte da Alice. Nesse primeiro parágrafo, o leitor tem apenas palpite do que vai se tratar o texto. Além disso, todos esses elementos estão fortemente relacionados à objetividade, que nesse caso se trata da exposição devida dos fatos ou sentimentos necessários para a compreensão do texto. Nesse caso, eu sugeriria para você reler esses personagens e ver qual a relevância deles para a história, porque ele pouco situa o leitor, apenas confunde.
       Ainda sobre isso, no final do primeiro parágrafo você comente “quando aconteceu”, a partir desse ponto, o leitor pensa “bom, agora começa a história”, e aí você fala de chiclete em cabelo de criança, logo, o primeiro pensamento que me ocorre é “bom, ela vai falar sobre chiclete”, mas não, o chiclete é o Pedro. Mais um engano no leitor, mais uma vez ele não sabe sobre o que lerá. Se reparar bem, verá que a frase tópico está no final do parágrafo, aqui, talvez devesse haver uma inversão de ordem de frases, para que o leitor entenda que o chiclete é o Pedro, e que a história vai ser sobre você e o Pedro.
       Mas afinal, quem é Pedro? No início você menciona diversas personagens, mas o nome do Pedro sequer aparece. Novamente, o leitor palpita ser o seu “companheiro inseparável”. Pois bem, se é sobre ele que vai falar, então por que ele não apareceu antes? Quanto a essa questão, veja como a objetividade faz sentido. Quanto melhor o leitor poderia entender a história se você não apresentasse para ele o Pedro? E quanto  melhor não seria se você antes apresentasse a sua relação com ele? Todos aqueles fatos anteriores, não explicam isso; no máximo, quem faz isso é o chiclete. Então por que, ao invés de falar sobre a morte da Alice e a Luiza, você não fala direto o Pedro? Imagine que se você e o Pedro tivessem um daquelas paixões infantis muda a história do que se vocês fossem apenas amigos.
       Então veja, apenas com isso, resolve-se objetividade e unidade temática. Também acrescentaria ao texto questionamento, pois o leitor acompanharia a linha de raciocínio do texto e  compreendendo-o. Além disso, há uma pergunta que paira ao final da leitura: você e o Pedro continuaram sendo amigos?
       Quanto à concretude, o teu texto está muito bom. O leitor capta os seus sentimentos através das descrições que apresenta, como a marca do rejunte no rosto.
       Veja também a formatação, faça o texto com entrada de parágrafo. Seria legal também  explorar outros tipos de pontuação, às vezes as vírgulas e pontos não suprimem a abrangência do queremos dizer, assim, pode ter mudança de sentido.
Boa reescrita!

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