segunda-feira, 29 de junho de 2015

Parecer_Aluno50

É sem dúvidas interessante o modo como você percorre suas memórias, descrevendo-as sob o uso de metáforas e figurações. Essas escolhas só fazem dizer sobre o seu perfil como escritor e, arrisco a dizer, até dão indícios da sua identidade de leitor, porque apontam para um possível gosto pela prosa poética. Esse estilo por qual optou, portanto, pode ser tranquilamente mantido na segunda versão do texto, havendo apenas que considerar outras observações sobre aspectos diferentes.
Você precisa tomar um pouco mais de cuidado ao se valer de ideis, pois elas precisam estar encaixadas no texto de forma natural e motivada. Para entendermos melhor o que falo, reparemos no modo como os três primeiros excertos estão inseridos em seu memorial: não há uma clara correlação entre eles e os parágrafos que os precedem ou sucedem. Perceba como a falta de articulação desses trechos autorais com as suas próprias ideias faz o raciocínio teórico de seu memorial parecer um tanto quanto artificial e a ideia geral do texto, fragmentada. Evite, assim, simplesmente inserir os excertos em meio aos parágrafos, mesmo que eles pareçam estar relacionados com as ideias periféricas, pois parecer não é o bastante: a linearidade de raciocínio só se faz sensível se você de fato concatenar todas as suas ideias, dispondo-as de acordo com a relação lógica entre elas. Considere isso.
Além disso, leve em conta que você precisa apresentar um ou mais conceitos de leitura, podendo, para tanto, como sugestão, responder indiretamente às seguintes perguntas ao longo do texto: como você enxerga o ato de ler? Quais as implicações dessa prática? Deixe claro o seu entendimento sobre isso. Ao fazê-lo, inclusive, você pode se apoiar nos conceitos teóricos dos textos trabalhados em aula, pois eles também podem servir como uma sustentação autoral para as suas concepções pessoais. Ou então você pode mesmo partir das ideias que já estão no texto, desenvolvendo-as de modo a indiretamente abordar os conceitos de leitura.

Por fim, atente às normas da ABNT ao trazer conceitos e ideias de fontes externas, pois que devem constar, obrigatoriamente, as referências bibliográficas utilizadas em seu texto ao fim dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário