Em sua
apresentação, você faz um percurso histórico de suas experiências com
professores para justificar sua escolha de curso. A escolha por uma temática
que siga um percurso na sua vida é muito interessante, pois ajuda, realmente,
seu leitor a se situar na sua história. Para a sua reescrita, minha sugestão
seria manter a ideia central de um percurso sobre um ponto importante em sua
vida. Assim, seu leitor poderá conhecê-la melhor.
Seus parágrafos conversam entre si
muito bem. Vejamos, entretanto, que poderá haver um certo excesso de
informações em alguns de seu parágrafos. Note que no primeiro parágrafo você lista
algumas informações sobre si, mas que, na verdade, não lhe apresentam. Será que
sabendo seu nome e idade, ou onde mora, seu leitor conhecerá de verdade a Aluno
de 19 anos? O que isso quer dizer? Por que isso é importante? Se você se fizer
essas perguntas e chegar a conclusão de que essas informações não são tão
cruciais assim, peneire-as. Eu lhe diria para reler seu primeiro parágrafo
escolhendo somente aquilo que é realmente crucial para o decorrer de seu texto.
Já em seu segundo parágrafo há uma
sequencia adequada ao tema que está propondo. Você começa a explorar mais esses
professores que lhe foram tão importante. Veja, entretanto, que não há muita
informações sobre eles, ou sobre como você percebeu que “lecionar não é apenas
transmitir conhecimento aos outros.”. Ou ainda, como pretende transformar
vidas. Você poderia desenvolver um pouco melhor esse parágrafo dando mais
informações ao seu leitor sobre aquilo que está dizendo.
Sua conclusão está coerente com seu
texto, mas se for fazer mudanças em seu texto, seja ampliando mais seu assunto,
seja diminuindo as informações nele contidas, seria muito bom modificar um
pouco sua conclusão. Lembre-se de manter, ou procurar manter, um tema central
em seu texto, sua unidade temática.
Boa reescrita!
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