sábado, 20 de maio de 2017

Minha História com a Produção Textual

1 Versão
Aluno 128


Minha experiência com a escrita iniciou na escola, como acontece com a maior parte dos estudantes brasileiros. Ela se apresentou para mim como uma grande descoberta: dali em diante seria possível que eu me expressasse, também, usando lápis e papel.
Aos poucos, escrevi minhas primeiras histórias em sala de aula. Meus rascunhos eram para mim verdadeiros desafios mentais, em que eu precisava aprender a articular as palavras de maneira que elas fizessem sentido em um parágrafo. Às vezes imaginava histórias de mistério, que deixavam de parecer boas tão logo as registrava no caderno. Em outras, experimentava narrar episódios da minha vida que considerava importantes ou engraçados, normalmente acrescentando alguns detalhes fictícios. Foi em algum desses momentos que pensei pela primeira vez que eu realmente apreciava escrever e expor minhas ideias para os colegas.
            Assim que aprendi sobre dissertação, aprimorei visivelmente meus textos.  Conheci essa modalidade enquanto encerrava o Ensino Fundamental e trabalhei com ela durante todo o Ensino Médio. Não havia nada melhor do que poder tomar posição em um assunto e defender meu ponto de vista. Para cada questão debatida em sala de aula, diversos apontamentos eram produzidos. Havia, é claro, muitos insucessos, mas a escrita despertou em mim a necessidade de opinar sobre os acontecimentos ao meu redor e, consequentemente, aperfeiçoar meu raciocínio para tornar minha experiência mais enriquecedora.
            Quando aprendi a escrever minhas primeiras palavras, descobri uma nova ferramenta de comunicação e fiz dela o melhor uso possível ao longo dos anos. Todavia, ainda sinto que é necessário aprender muito para adquirir a desenvoltura necessária a um bom escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário