Proposta 1
O seu texto é desenvolvido a
partir de dois possíveis questionamentos que o interlocutor possa fazer. Note,
porém, que não consigo, como interlocutora, encontrar respostas: o
desenvolvimento não me apresenta dados para visualizar como você começou a
escrever. Quanto à alfabetização, há uma breve abordagem e quanto a “escrever
sua história”, há uma abordagem abstrata.
Perceba que há apenas uma referência a como você aprendeu/começou a escrever,
em que você destaca que é uma tarefa impossível pensar sobre como foi esse
aprendizado. As outras informações abordam a escrita, mas não se referem a sua
trajetória. Destaco que o interlocutor precisa de um tema que o guie do início
ao fim, sem dispersões, portanto é necessário que haja uma ligação entre os
fatos da introdução à conclusão.
Sugiro que pense sobre um tema que guie o leitor no
entendimento da questão
“como comecei a escrever”, seja
ele um fato relacionado ao seu processo de escrita ou uma questão que veja como
relevante para trabalhar no texto – no 2º parágrafo, por exemplo, você destaca
que escrever, para você, foi como andar ou cortar um alimento, esse é um tema
que pode ser desenvolvido e relacionado com sua experiência: a iniciação
natural à escrita.
Ao citar que
escrever é como cortar um alimento, você faz uma abordagem importante: mostra
ao leitor o que está querendo dizer, com mais clareza do que dizer que
“escrever é natural”, por exemplo. Sugiro que você invista ainda mais em
informações claras no texto, pois a maioria delas é abstrata.
Portanto,
minha sugestão é que você se faça algumas perguntas para reescrever o texto:
“qual será o tema central do meu texto?”, “quais são os dados que apresentarei
para o interlocutor visualizar com clareza o que abordo?” e “o tema central
apresenta um problema que desperte atenção do leitor para sua solução?”
Boa reescrita!
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