sábado, 20 de maio de 2017

Parecer_Aluno139

proposta 1


Pablo, teu texto caracteriza-se por uma série de memórias relacionadas ao teu processo de aprendizagem da escrita. São passagens muito interessantes da tua vida, mas para o leitor que não te conhece, é difícil compreender exatamente o que tu queres dizer, qual a mensagem que teu texto queres passar. O que difere teu texto dos outros? Uma dica é pensar no tema central, e a partir dele filtrar para o teu texto apenas os elementos relevantes para a história. Assim tu poderás detalhar melhor as memórias que ficarem.
Cuida para fazer apenas uma listagem de fatos! Escolhe teu tema e faz com que esses fatos criem vida utilizando imagens concretas para descrevê-los, por exemplo: Como era aplicado o preceito de “aprender brincando?” Aposta na imagem das palavras palpáveis, saindo do papel e faça com que elas saiam do papel no teu texto também! Como era a precariedade da escola pública? Como se deu esse afastamento teu e das palavras? É uma boa ideia esta de falar da aproximação e afastamento da relação com a escrita. O que achas de tentar discorrer mais sobre isso ao longo do texto? Exemplifique! O leitor precisa de detalhes, dados e imagens concretas para acessar a tua história. São essas imagens que possivelmente serão lembradas ao final da leitura. Um exemplo: Como foi consumir tanta informação sobre o mundo editorial e a vida de escritor?
Conecta bem as orações e os parágrafos do teu texto através da utilização de conectivos. Conecta também as tuas idéias ao longo do texto fazendo uso de um questionamento que segue ao longo da tua escrita fazendo o papel da linha de costura.
Sobre os aspectos formais, atenta o segundo parágrafo para a necessidade da preposição EM quando tu escreves “os próximos anos na escola”. Além disso, atenta para a utilização de vírgulas no terceiro parágrafo! Muitas daquelas vírgulas podem virar pontos finais para que teu período não seja demasiado longo.

Veja bem, o intuito destes comentários é o de auxiliar teu processo de escrita, que envolve releitura e reescrita! Teu texto está bem construído, e com estes ajustes pode ficar ainda melhor! fiquei com receio de fazer muitas correções formais, pois o aluno comentou no texto que sua barreira para escrever é a dificuldade no português.

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