Pablo, teu texto caracteriza-se
por uma série de memórias relacionadas ao teu processo de aprendizagem da
escrita. São passagens muito interessantes da tua vida, mas para o leitor que
não te conhece, é difícil compreender exatamente o que tu queres dizer, qual a
mensagem que teu texto queres passar. O que difere teu texto dos outros? Uma
dica é pensar no tema central, e a partir dele filtrar para o teu texto apenas
os elementos relevantes para a história. Assim tu poderás detalhar melhor as
memórias que ficarem.
Cuida para fazer apenas uma
listagem de fatos! Escolhe teu tema e faz com que esses fatos criem vida
utilizando imagens concretas para descrevê-los, por exemplo: Como era aplicado
o preceito de “aprender brincando?” Aposta na imagem das palavras palpáveis,
saindo do papel e faça com que elas saiam do papel no teu texto também! Como
era a precariedade da escola pública? Como se deu esse afastamento teu e das
palavras? É uma boa ideia esta de falar da aproximação e afastamento da relação
com a escrita. O que achas de tentar discorrer mais sobre isso ao longo do
texto? Exemplifique! O leitor precisa de detalhes, dados e imagens concretas
para acessar a tua história. São essas imagens que possivelmente serão
lembradas ao final da leitura. Um exemplo: Como foi consumir tanta informação
sobre o mundo editorial e a vida de escritor?
Conecta bem as orações e os
parágrafos do teu texto através da utilização de conectivos. Conecta também as
tuas idéias ao longo do texto fazendo uso de um questionamento que segue ao
longo da tua escrita fazendo o papel da linha de costura.
Sobre os aspectos formais, atenta
o segundo parágrafo para a necessidade da preposição EM quando tu escreves “os
próximos anos na escola”. Além disso, atenta para a utilização de vírgulas no terceiro
parágrafo! Muitas daquelas vírgulas podem virar pontos finais para que teu
período não seja demasiado longo.
Veja bem, o intuito destes
comentários é o de auxiliar teu processo de escrita, que envolve releitura e
reescrita! Teu texto está bem construído, e com estes ajustes pode ficar ainda
melhor! fiquei com receio de fazer muitas correções formais, pois o aluno
comentou no texto que sua barreira para escrever é a dificuldade no português.
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