sábado, 20 de maio de 2017

Parecer_Aluno 138


PROPOSTA 1

Aluno 138, teu texto começa com uma série de memórias sobre teus primeiroscontatos com a escrita, a exemplo dos dois primeiros parágrafos. Tu estás contando
diversos fatos da tua vida, mas não estás focando em um tema a ser desenvolvido ao
longo do texto. O que tu queres contar sobre tua aprendizagem? Qual a particularidade
da tua história, que a difere daquelas dos demais alunos? Cuide para que teu texto não
seja apenas uma listagem de fatos! É possível focar no tema central e através dos fatos
que tu consideras mais relevantes, construir uma abordagem que se mantém ao longo do
texto sem muitas dispersões.
Convida o leitor a seguir lendo teu texto através de um questionamento, de um
argumento que pressupõe uma solução (explícito ou implícito).
Teu penúltimo parágrafo, por exemplo, introduz informações diferentes daquelas
dos demais parágrafos, a exemplo da questão da leitura, da tua cidade natal, das
bibliotecas, da tua cidade atual... É um pouco complicado introduzir muitas informações
novas perto da conclusão do texto, fique atenta a isso! A conclusão serve para fechar o
que foi aberto nos primeiros parágrafos!
As imagens que ficaram na minha cabeça após ler o teu texto foram o Mário
Quintana e as bibliotecas. Acredito que as questões do Mário Quintana e da escrita da
poesia possam ser melhor utilizados ao longo do texto, se esta for a abordagem que tu
decidir usar. As bibliotecas foram citadas apenas ao final, mas se tu decidires falar sobre
o fato de leitura e escrita andarem juntas, é possível inserir essa idéia mais ao longo do
texto. Outro cuidado a se tomar é o de não sair completamente do tema proposto para a
tarefa! Faz uso de imagens concretas para exemplificar os fatos relevantes ao teu texto.
No que diz respeito aos aspectos formais, percebe a repetição da preposição
“com”, no início de quase todas as frases dos dois primeiros parágrafos, e da primeira
frase do terceiro. Tenta entrelaçar melhor a idéia da leitura com a idéia da escrita, para

que assim teus parágrafos conversem entre si!

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