PROPOSTA 1
O seu texto apresenta
fatos cronológicos da sua experiência com a escrita, você exemplifica bem cada
uma dessas passagens, porém note que não há uma unidade temática. Destaco que a
proposta da tarefa é que o interlocutor possa terminar o texto sabendo responder
à pergunta: como você começou/aprendeu a escrever? Portanto, é necessário que
um fato/acontecimento/tema o guie para essa constatação.
Você considera o diário
da adolescência algo que representa sua iniciação à escrita? Se sim, sugiro que
você desenvolva seu texto a partir desse fato, pois me parece peculiar e
elucidativo. Com elucidativo, digo que ele pode trazer informações que façam o
leitor visualizar – e, portanto, entender – o que você quis dizer.
A partir da definição de um tema, é necessário
que as informações fornecidas sejam secundárias a ele, sem dispersões. Ou seja,
é dispensável que se trate de toda sua trajetória na escrita. O importante é
que as informações se conectem por um “fio condutor” e não sejam uma listagem
de dados.
Além disso, algo que poderia contribuir na sua
reescrita é ter em mente a qualidade discursiva do questionamento. O texto deve
convidar o leitor para participar de uma solução de uma questão levantada pelo
autor. Esse questionamento não necessariamente deve ser apresentado como uma
pergunta, mas algo que faça o leitor querer chegar até o fim do texto. Boa
reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário