PROPOSTA 1
O seu texto não apresenta uma unidade
temática, mas informações abstratas
sobre experiências com a escrita. A
introdução traz uma referência a uma colega, que
não é desenvolvida no texto; por sua vez,
os dois parágrafos que seguem abordam
vagamente sua trajetória e a conclusão
traz diversas reflexões. Parece que em cada
parágrafo você inicia uma abordagem
diferente.
Destaco que o texto precisa estabelecer um
tema, que pode basear-se num fato,
acontecimento, reflexão acerca de sua iniciação
à escrita. A partir disso é que as
informações são dadas, e não como uma
listagem de experiências. Me parece que você
enfatiza, ainda que somente na conclusão,
a escrita com um propósito. Você considera
esse o momento em que, de fato, começa a
escrever? Se sim, que tal tornar esse seu
tema e desenvolver o texto a partir dele?
Se não, pense num fato que pode fazer com
que o interlocutor saiba responder à
pergunta: como você começou a escrever?
Além de claro, o tema precisa ser
visualizado pelo leitor. Ou seja, é necessário
que o interlocutor entenda, por exemplo,
qual o propósito que você acredita que os
textos devem ter. Para ilustrar isso,
pode-se fornecer dados concretos, como sua
experiência com os novos grupos de amigos
e porque isso levou à conclusão de que a
sociedade deve fazer parte no ato de
escrever. Além disso, sugiro que você entenda a
unidade temática como um problema a ser
resolvido junto com o leitor, a partir da
explicitação do tema até a
conclusão/solução.
Tome cuidado com a quantidade de
informações que distribui em cada
parágrafo, note que os três primeiros são
muito curtos e o último muito longo. Sugiro
que você destaque na introdução o tema que
abordará, desenvolva ele em um parágrafo
ou dois, dependendo das informações que
deseja fornecer e, na conclusão, não
acrescente diversos outros dados. Retome e
conclua. Além disso, atente à correção do
texto: acredito que você quis dizer
“alguns” (aguns – introdução).
Boa reescrita!
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