Você se propõe na
introdução a apresentar a sua trajetória com a escrita começando nos primeiros
anos da escola e você, ao longo do texto, cumpre com a sua proposta. No
entanto, você só apresenta experiências suas com diferentes tipos de escrita e
acaba não falando sobre, de fato, como aprendeu a escrever. Além disso, o seu
texto não possui uma unidade temática, pois as experiências que você conta não
possuem ligação nenhuma, deixando o texto parecido com uma listagem de acontecimentos
desconexos.
Note que no seu segundo parágrafo
você começa ele contando que, quando criança, tinha uma grande curiosidade em
saber o que estava escrito nas placas, e termina ele abordando um novo assunto:
a sua experiência com a escrita a partir de imagens. Esses acontecimentos podem
aparecer no seu texto, desde que eles tenham algum tipo de ligação, se não seu
texto não tem um começo nem um fim.
O mesmo acontece no terceiro
parágrafo do texto, no qual você inicia contando sobre a escrita do seu ensino
médio e termina falando sobre as suas redações de vestibular. Perceba,
novamente, que essas experiências não se conectam entre si, a não ser pelo fato
de que aconteceu uma após a outra.
Sugiro, então, que você escolha uma
dessas experiências para desenvolver melhor no decorrer do texto, assim, com um
acontecimento principal em torno do qual se relacionam eventos secundários, seu
texto terá um tema que se mantém do início (introdução) ao fim (conclusão) sem
contradições ou dispersões.
Ainda como sugestão, eu diria para
que você tentasse exemplificar com mais concretude essas experiências, porque
assim o leitor vai conseguindo visualizar o que o texto está querendo dizer. Em
passagens como a última frase do último parágrafo que diz “além de, escrever,
na maioria das vezes, de maneira muito padronizada”, lembre-se que o leitor
pode não ter exatamente a mesma visão que a sua do que é uma maneira
padronizada, se você exemplificar, não haverá risco dele não compreender o que
você quis dizer.
Por fim, sugiro que você revise
alguns aspectos formais do texto de pontuação e formatação.
Boa reescrita!
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