Proposta 1:
Aluno 137, teu texto faz uma retrospectiva
sobre a tua relação com a escrita como um todo, mas ainda senti falta do tema
principal e do fio condutor para este tema ao longo do texto. Toma cuidado para
não fazer apenas uma listagem de fatos da tua vida! O que diferencia a tua
história daquela dos demais colegas? Tuas memórias são muito interessantes, mas
para captar a atenção do leitor é necessário escolher uma via de acesso.
Escolhe os fatos que são relevantes para a tua história. Aposta no teu
diferencial! Por exemplo: tua relação com a escrita e os sentimentos, a escrita
e tua personalidade (a propósito, caracterize esta personalidade).
Já no segundo parágrafo, pude imaginar-te com
uma agenda embaixo do braço no Ensino Médio. O que achas de explorar melhor
esta imagem agora que aprendestes mais sobre concretude e objetividade?
Pareceu-me relevante falar do modo como escrevias, de como eram teus
personagens e sobre como eles refletiam a tua pessoa, fazendo da literatura uma
válvula de escape e autoconhecimento. Como leitora fiquei querendo saber mais
sobre isso. Será que destrinchar melhor essa ideia, e trazer mais imagens
concretas não traria também um tema mais definido ao teu texto? Quais eram
exatamente os teus sentimentos da época? O que é um personagem introspectivo
para ti? Fica difícil para o leitor imaginar o oposto de ti sem saber ao certo
o que te representava. Precisamos de parâmetros. Poderias tentar explicitar
melhor teu argumento!
É possível fazer uma “limpeza” no texto quando
se trata da reescritura. Nesta limpeza, observamos quais elementos são
realmente importantes para o argumento central que gostaríamos de colocar e
quais podem ser cortados fora. Assim, o leitor será conduzido por nós através
da história, e quando terminar de ler, restará em sua mente alguma impressão
sobre ela. Por outro lado, se listarmos muitas coisas o leitor pode não se
lembrar de mais nada ao fim da história, ou também pode não chegar até o fim.
No que diz respeito aos aspectos formais, é
necessário que observes o uso de vírgulas, principalmente no segundo parágrafo.
Talvez seja possível transformar algumas destas vírgulas em pontos finais e
ainda dividir esse parágrafo em dois para facilitar a compreensão. Repara que
este problema das vírgulas se dá quando falas sobre a carga emocional dos teus
textos. Parece-me que este é um ponto chave, há possibilidade de aproveitá-lo
melhor! Costura os parágrafos com a ajuda de conectivos que retomem e
entrelacem melhor as suas ideias.
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