sábado, 20 de maio de 2017

Parecer_Aluno 137

Proposta 1:

Aluno 137, teu texto faz uma retrospectiva sobre a tua relação com a escrita como um todo, mas ainda senti falta do tema principal e do fio condutor para este tema ao longo do texto. Toma cuidado para não fazer apenas uma listagem de fatos da tua vida! O que diferencia a tua história daquela dos demais colegas? Tuas memórias são muito interessantes, mas para captar a atenção do leitor é necessário escolher uma via de acesso. Escolhe os fatos que são relevantes para a tua história. Aposta no teu diferencial! Por exemplo: tua relação com a escrita e os sentimentos, a escrita e tua personalidade (a propósito, caracterize esta personalidade).
 Já no segundo parágrafo, pude imaginar-te com uma agenda embaixo do braço no Ensino Médio. O que achas de explorar melhor esta imagem agora que aprendestes mais sobre concretude e objetividade? Pareceu-me relevante falar do modo como escrevias, de como eram teus personagens e sobre como eles refletiam a tua pessoa, fazendo da literatura uma válvula de escape e autoconhecimento. Como leitora fiquei querendo saber mais sobre isso. Será que destrinchar melhor essa ideia, e trazer mais imagens concretas não traria também um tema mais definido ao teu texto? Quais eram exatamente os teus sentimentos da época? O que é um personagem introspectivo para ti? Fica difícil para o leitor imaginar o oposto de ti sem saber ao certo o que te representava. Precisamos de parâmetros. Poderias tentar explicitar melhor teu argumento!
 É possível fazer uma “limpeza” no texto quando se trata da reescritura. Nesta limpeza, observamos quais elementos são realmente importantes para o argumento central que gostaríamos de colocar e quais podem ser cortados fora. Assim, o leitor será conduzido por nós através da história, e quando terminar de ler, restará em sua mente alguma impressão sobre ela. Por outro lado, se listarmos muitas coisas o leitor pode não se lembrar de mais nada ao fim da história, ou também pode não chegar até o fim.

 No que diz respeito aos aspectos formais, é necessário que observes o uso de vírgulas, principalmente no segundo parágrafo. Talvez seja possível transformar algumas destas vírgulas em pontos finais e ainda dividir esse parágrafo em dois para facilitar a compreensão. Repara que este problema das vírgulas se dá quando falas sobre a carga emocional dos teus textos. Parece-me que este é um ponto chave, há possibilidade de aproveitá-lo melhor! Costura os parágrafos com a ajuda de conectivos que retomem e entrelacem melhor as suas ideias. 

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