Proposta 1:
O título de seu texto é "Intérmino aprendizado",
porém, note que essa ideia aparece somente na conclusão. Não há um tema central
– aparente desde a introdução - que guie o leitor ao entendimento de como você
aprendeu/começou a escrever, mas sim descrições de experiências referentes a
esse aprendizado. Entende-se, então, que o primeiro passo é refletir: qual a
unidade temática do meu texto?
Vejamos, a introdução aborda a iniciação à escrita a partir
do nome, mas é só no 2º parágrafo que consigo visualizar um como você
aprendeu a escrever: motivada por ir além de letras do nome grafadas como
representação de quem era. Essa me parece ser uma abordagem que, desenvolvida
como tema central, pode ser muito interessante.
Então,
minha primeira sugestão, e apenas sugestão, é você tomar esse fato de que
“saber escrever o meu nome era pouco para designar aquilo que eu era” como
unidade temática e desenvolvê-lo a partir da introdução até a conclusão do
texto.
No 3º parágrafo há uma quebra na linearidade, você aborda
outro fato, o aprendizado da escrita de redações em curso pré-vestibular, note
que essa informação não se conecta com o que você vinha abordando. Portanto,
minha segunda sugestão é refletir: quais informações são relevantes ao meu
texto? Quais realmente auxiliam o interlocutor a entender a mensagem que quero
passar?
A conclusão adiciona novas abordagens, como o fato de
sentir-se temerosa e envergonhada com as produções (aliás, não se sinta!) e sua
certeza de que escrever nunca será algo findado em sua vida. Novamente, as
informações não se conectam com o restante do texto. Não há um fio que conduza
elas até uma conclusão e que faça o leitor querer chegar até lá.
Tendo entendida a ideia de que é necessário selecionar as
informações utilizadas no texto, e que devem se conectar à unidade temática,
destaco outro fator: como posso dar essas informações? A necessidade principal,
nesse caso, é que seja claro, objetivo e elucidativo. Por exemplo, ao abordar
os “sentimentos e angústias características dos momentos que passava”, não são
dados parâmetros para que se entenda que momentos são esses. Quem sabe você
prioriza acontecimentos/fatos para ilustrar esse e outros momentos abordados no
texto?
Portanto, sugiro que você determine,
primeiramente, o tema pelo qual o texto de se desenvolverá. Seja sua ideia
basear-se no aprendizado por querer representar mais do que o nome ou o
“intérmino aprendizado”, é importante que escolha informações conectadas entre
si, relevantes ao tema, que possam ser entendidas pelo interlocutor e que não
desviem do tema definido, ou seja, que guiem o leitor do início ao fim.
Boa
reescrita!
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