sábado, 20 de maio de 2017

Parecer_ ALUNO132

Proposta 1:
O título de seu texto é "Intérmino aprendizado", porém, note que essa ideia aparece somente na conclusão. Não há um tema central – aparente desde a introdução - que guie o leitor ao entendimento de como você aprendeu/começou a escrever, mas sim descrições de experiências referentes a esse aprendizado. Entende-se, então, que o primeiro passo é refletir: qual a unidade temática do meu texto?

Vejamos, a introdução aborda a iniciação à escrita a partir do nome, mas é só no 2º parágrafo que consigo visualizar um como você aprendeu a escrever: motivada por ir além de letras do nome grafadas como representação de quem era. Essa me parece ser uma abordagem que, desenvolvida como tema central, pode ser muito interessante.

Então, minha primeira sugestão, e apenas sugestão, é você tomar esse fato de que “saber escrever o meu nome era pouco para designar aquilo que eu era” como unidade temática e desenvolvê-lo a partir da introdução até a conclusão do texto.

No 3º parágrafo há uma quebra na linearidade, você aborda outro fato, o aprendizado da escrita de redações em curso pré-vestibular, note que essa informação não se conecta com o que você vinha abordando. Portanto, minha segunda sugestão é refletir: quais informações são relevantes ao meu texto? Quais realmente auxiliam o interlocutor a entender a mensagem que quero passar?

A conclusão adiciona novas abordagens, como o fato de sentir-se temerosa e envergonhada com as produções (aliás, não se sinta!) e sua certeza de que escrever nunca será algo findado em sua vida. Novamente, as informações não se conectam com o restante do texto. Não há um fio que conduza elas até uma conclusão e que faça o leitor querer chegar até lá.

Tendo entendida a ideia de que é necessário selecionar as informações utilizadas no texto, e que devem se conectar à unidade temática, destaco outro fator: como posso dar essas informações? A necessidade principal, nesse caso, é que seja claro, objetivo e elucidativo. Por exemplo, ao abordar os “sentimentos e angústias características dos momentos que passava”, não são dados parâmetros para que se entenda que momentos são esses. Quem sabe você prioriza acontecimentos/fatos para ilustrar esse e outros momentos abordados no texto?


Portanto, sugiro que você determine, primeiramente, o tema pelo qual o texto de se desenvolverá. Seja sua ideia basear-se no aprendizado por querer representar mais do que o nome ou o “intérmino aprendizado”, é importante que escolha informações conectadas entre si, relevantes ao tema, que possam ser entendidas pelo interlocutor e que não desviem do tema definido, ou seja, que guiem o leitor do início ao fim.

Boa reescrita!

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