143, o tema central do teu texto
parece ser a superação da tua dificuldade com a escrita. Achei bem legal tu
falar disso. É possível que teu tema fique mais nítido se tu detalhar melhor
ele ao longo do texto através de reflexões e imagens concretas. É possível
começar já no primeiro parágrafo, explicitando melhor em quais questões era a
tua dificuldade. No segundo parágrafo pude enxergar teu caderno com as
observações do professor, e isso dá mais valor pra tua história! Fiquei com uma
questão para te perguntar: será que é interessante chamar de “deficiência” o
teu problema com a escrita?
No terceiro parágrafo, seria
interessante que inserisse mais imagens concretas e reflexões! Reflita com
calma sobre esse parágrafo, tem bastante informação aí! É possível fazer uma
“limpeza” no texto quando se trata da reescritura. Nesta limpeza, observamos
quais elementos são realmente importantes para o argumento central que
gostaríamos de colocar e quais podem ser cortados fora. Assim, o leitor será
conduzido por nós através da história, e quando terminar de ler, restará em sua
mente alguma impressão sobre ela. Por outro lado, se listarmos muitas coisas de
forma superficial o leitor pode não se lembrar de mais nada ao fim da história,
ou também pode não chegar até o fim.
Lembra que o parágrafo final serve
para “fechar o texto”, ou seja, serve para terminar de costurar o argumento que
vem sendo colocado ao longo da tua escrita. O que achas de elaborar melhor o
teu final?
No que diz respeito aos aspectos
formais, atente à grafia de “existe”, no segundo parágrafo, e também tome
cuidado com a acentuação.
Os parágrafos segundo e terceiro
possuem períodos excessivamente longos. Utiliza pontos. Divide teus argumentos!
Não te assusta com este parecer, e aproveita a arte de escrever, que envolve
muitas releituras e reescritas!
Se julgares necessário,
procura a ajuda das bolsistas para sanar as tuas dúvidas!
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