sábado, 20 de maio de 2017

Normas para apresentação das tarefas nesta disciplina

1 versão
aluno 139


No começo dos anos 2000, comecei a minha relação com a escrita em um colégio particular, Colégio ULBRA São João em Canoas RS. Um de seus preceitos era o “aprender brincando”, esse tipo de filosofia tornava todo o aprendizado mais leve. O pouco que me recordo desse processo era a relação que tínhamos com as palavras como algo palpável, fora do papel, acessível de fato.
            A partir da segunda série e os próximos anos na escola eu só estudei em instituições públicas, nas quais havia uma certa precariedade na estrutura física e didática, vários professores meus se ausentavam por dias e propunham atividades nada instigantes na escrita. Consequentemente, com o passar dos anos acabei ficando cada vez mais distante do ato de escrever na escola.
Nos últimos 5 anos, senti uma forte vontade de voltar a escrever, fiz algumas tentativas, com pouco sucesso, rascunhei alguns poemas, algumas músicas, no entanto nada que passasse de um simples impulso momentâneo. Além disso, consumi muitas videoaulas, podcasts e artigos sobre o mundo editorial e como sobreviver como autor no Brasil, sempre tive esse desejo de escrever algo do qual eu me orgulhasse algum dia, contudo o nível do meu português é uma barreira nesse processo, nunca me senti apto a externalizar as coisas que tenho na cabeça para o papel e expor a opiniões alheias.
Aproximadamente a um ano atrás, decidi que quero ser professor de português/literatura portuguesa, por diversos fatores como o amor que eu tenho pelas relações humanas, o amor pela língua e o amor pela literatura. Os anos que antecederam a minha entrada na UFRGS basicamente li literatura obrigatória e escrevi textos no estilo dissertativo argumentativo, obviamente com toda a pressão do vestibular nas costas. Mesmo a passos curtos venho evoluindo aos poucos a minha escrita, espero que com essa disciplina eu continue aprimorando e praticando por muito tempo esse ato.

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