Proposta 1:
148, sua introdução está bem interessante, mas os seus parágrafos não conversam entre si. Cada um deles parece introduzir um novo tema. Faça-se a pergunta: que faceta do meu aprendizado quero destacar para o leitor? Tente encontrar essa faceta, e aposte nela como unidade temática. Podes discorrer sobre a diferença entre saber escrever e saber comunicar com as palavras, por exemplo, questionamento este que você coloca no parágrafo final. OU podes seguir na sua ideia da introdução, de que a existência da escrita divide pré-história e história. Escolha apenas UM tema!
O seu segundo parágrafo tem relação com o questionamento que você coloca ao final do texto, porém de forma superficial. Desenvolva o seu tema, oriente o leitor através do seu texto com exemplos, reflexões e informações concretas. Aproveite as imagens que você coloca para auxiliarem na sua argumentação! Seu terceiro parágrafo está um tanto desconexo com o restante do texto, e apresenta informações superficiais. O leitor que não lhe conhece não sabe qual era o encantamento infantil que você tinha com as palavras, por exemplo, e não entende como se deu esse processo de “não saber mais escrever”.
No seu parágrafo derradeiro, você fala mais sobre esta diferenciação entre saber escrever e saber comunicar com as palavras. Tente colocar essa reflexão mais presente ao longo do texto, para não ficar a sensação de que apenas no final você resolve falar disso. Convide o leitor a refletir junto com você sobre esse aspecto!
No que diz respeito aos aspectos formais, cuide com as vírgulas do teu texto! E perceba que na primeira linha você fala: “é nos ensinada”, mas a forma correta seria: “nos é ensinada”.
Boa reescrita!
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