1ª Versão
Aluno 35
Aluno 35
Segundo o
Insituto Pró-Livro o Brasil tem um público que começa a ler quatro livros por
ano, mas só acaba dois. Um público que antes de ler prefere perder seu tempo
livre assistindo televisão, escutar música ou rádio, entre outras atividades.
Apesar da
quantidade baixa de livros, metade dos entrevistados havia terminado um livro
nos últimos três meses.
Mas só
quatro livros por ano? Há diversos leitores que se divertem com muito mais de
quatro livros por ano. São vinte, trinta livros no decorrer dos 365 dias.
A pergunta
que fica é pra que ler tanto? Afinal, para que serve essa tal literatura?
Marcelino
Freire, escritor pernambucano, em entrevista ao nosso jornal disse que “a
literatura não tem serventia. Não tem função. Quem tem função é eletrodoméstico, geladeira,
microondas, fogão.”
Nas
palavras do autor a literatura não serve para nada. Será que é essa mesmo a
função de perdermos horas em frente a um livro, de gastarmos horrores em
livrarias, para nada?
Marcelino
ainda acrescenta que “o escritor inaugura um olhar para as coisas”. Que é essa
a função do escritor e cabe ao leitor ter esse novo conceito de mundo.
Nós
leitores somos contemplados com um olhar inaugural sobre as coisas. Leitores
têm o direito de ver o mundo a partir da visão do outro. O autor se expõe ao
nos contar seus olhares sobre o mundo. Nós apenas nos deleitamos.
Schopenhauer já dizia sobre os pensamentos que
“quando ele começa a existir para os outros, para de viver em nós, da mesma
maneira que o filho se separa da mãe quando passa a ter sua existência própria”.
Seguindo a
entrevista com Marcelino, ele diz que a pergunta realizada sobre o papel da
literatura é freqüente. “Perguntamos isto para
o escritor porque, na verdade, estamos afirmando: o que danado você foi
escolher para fazer da sua vida? Vai trabalhar, vagabundo. Sai dessa. E a gente
não sai. A gente persiste. Em nossa arte, em nossa fragilidade. A gente se
enche de outras fortalezas para encarar a vida, para entender os absurdos à
nossa volta. Não temos nunca uma solução para dar. A gente apenas

mostra, flagra. A gente não quer salvar ninguém. A gente não é igreja.”
É nítido o pré-conceito que há quando se fala na vontade de escrever
ou que se vive de escrita. Poetas, principalmente, acabam sofrendo mais. A
sociedade sempre coloca o escritor no papel de vagabundo, isso é fato. O
curioso é que esse pré-conceito muitas vezes ocorre com aqueles que são
leitores fervorosos. Aqueles que muitas vezes deviam apoiar...
Outra pergunta que freqüentemente é realizada aos escritores é a
clássica: você vive só disso? Em um país que valoriza pouco quem vive de
palavra, até que é uma pergunta persistente.
No decorrer
da entrevista foi questionada a importância da leitura no escrever e Marcelino
disse que “Quem se mete a escrever tem de ler
para trás, para baixo, para cima, para além, para os lados, para o fundo, por
dentro, por fora, nas entrelinhas, nas costuras... Tem de saber que muita gente
se fodeu para fazer o que a gente, agora, escolheu fazer.”
Destacou ainda a importância de ler os clássicos para lapidar o escritor,
mas não só, o escritor destacou a necessidade de estar rodeado de novos
escritores também.
Trouxe novos nomes da literatura nacional “De agora, posso dizer de
Lourenço Mutarelli, de Japa Tratante, de João Gilberto Noll, de Carol
Rodrigues, de João Gomes, de Felipe Valério.”
“É muita gente. Eu me cerco sempre de todos e de todas, para aprender
e apreender.”
A literatura não tem função nenhuma. Não serve pra nada. Se servir não
é literatura. “Quem pensa em uma função para a literatura é escritor de autoajuda.”
Já disse o nosso entrevistado.
Nasci para administrar
[o à-toa
o em vão
o inútil.
São as palavras do poeta Manoel de Barros.
Por não servir pra nada é que encanta, que fascina. A literatura nos
envolve e no fim das contas talvez o problema esteja em nós.
Talvez nós gostemos das coisas inúteis.
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