1ª
Versão
Por Aluno 5 e Aluno 18
O aprendizado que se pode adquirir através da literatura é vasto e complexo. Uma das principais funções da literatura – e são muitas – é espelhar em seus movimentos, obras, pensamentos os sentimentos e críticas de seu período, seja no passado ou no presente. No entanto, normalmente a maneira como é ensinada – nas escolas brasileiras tradicionais – faz com que acabe sendo vista como algo arcaico, sem utilidade e, aparentemente, distante da realidade de vida de seus alunos.
De acordo com Emerson Lopes, professor formado em Pedagogia, pós-graduado em Educação e Gestão Ambiental, “muitos mestres ensinam a literatura como se fosse ‘decoreba’ ou a tabuada, com o agravante de que não é possível fazer a lógica de dois mais dois na literatura (...)”. Emerson alega, ainda, que conhece pessoas que são capazes de dizer a época, estilo literário de cada autor, ou seja, tornam-se verdadeiras bibliotecas ambulantes, conhecendo datas, sinopses e autores, mas não são capazes de contextualizar o pensamento de tais autores e compreender o verdadeiro sentido libertador e crítico-social que a literatura pode favorecer, o que, no ponto de vista do entrevistado, é o mais importante.
A literatura, na escola, é ensinada como uma linha do tempo: período literário, datas, autores e obras. No entanto, não há uma análise maior de como tais autores e suas obras refletiram ou refletem na sociedade do período. O professor apenas cumpre o seu papel de transmitir dados históricos, porém o profissional não cede espaço para que os alunos criem um espírito crítico sobre as obras e percebam o quanto elas influenciaram na história e que são muito importantes para uma compreensão geral dela.
A realidade não só de aluno e professor, mas de pessoas em geral que vivem em um dado momento histórico de sua tribo, cidade, país, continente é muito mais é atrelada à literatura do que pode parecer à primeira vista. A literatura é um meio maravilhoso de transmitir relatos através do tempo e que precisa sofrer alterações na sua maneira de ser ensinada para que possa interessar a todos e não apenas a alguns.
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