1ª
Versão
Por Aluno 13
É, talvez, a tarefa mais difícil a
de se olhar no espelho. Ver refletir a imagem num objeto que, um dia, já foi
polido com areia. Todos os dias, ver a tua imagem. As vezes nem percebemos que
mudamos, de tão habituados a olharmo-nos no espelho de maneira superficial. Mas,
se notarmos uma foto antiga, podemos ver tudo aquilo em que somos diferentes
agora e refletir sobre como chegamos até aqui. Quais as escolhas que fizemos para
tornarmo-nos quem somos? Com quais experiências entramos em contato e quais
aquelas que optamos absorver? Responder a essas perguntas frente ao espelho
parece coisa de louco. Louco, na verdade, é não notarmos como mudamos.
Louco,
também, é percebermos o quão abrangente o termo “leitura” pode ser e não ser,
ao mesmo tempo. No texto de Luiz Percival Lemes Brito a questão da definição da
leitura é abordada de maneira que nos faz refletir sobre os diferentes tipos de
leituras e se as nossas concepções desse termo são, de fato, válidas. Ler a
luz, a mão, o jogo, o mundo, o filme, a imagem e, finalmente, o texto. O quão
diferentes podem ser esses tipos de leitura? Aparentemente, muito! Ler requer
duas habilidades importantes
“...
decifrar e compreender, interligadas de
tal modo que, em princípio uma implica a outra, contudo, são distintas em seus
fundamentos e qualidades ...” (BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura: acepções,
sentidos e valor, p. 20)
de
maneira que supomos serem necessárias duas atitudes distintas perante essas
habilidades. Decifrar, então, não iria requerer as mesmas atitudes para a
realização quanto as necessárias para compreender. Decifrar se aplicaria,
creio, ao texto escrito, “ ... que
aparece como o elemento base do ato de ler ... ” (BRITTO, Luiz Percival Leme.
Leitura: acepções, sentidos e valor, p. 21), enquanto que compreender
poderia se aplicar a qualquer atividade que não necessariamente escrita. Logo,
ambas concepções, de compreender e decifrar um texto, é o que devem esperar que
sejam abordadas neste memorial.
A leitura é tida como uma atividade
exclusiva de alguém que cursa, por exemplo, Letras, como eu. Contudo, as experiências
que se relacionam à leitura, das quais consigo me lembrar, são bem escassas.
Enquanto reflito em frente àquele espelho e minha imagem reflete no mesmo, percebo
que isso soa contraditório para um aluno que estuda letras. Talvez eu não tenha
atribuído tanta importância a esse hábito enquanto criança e, por isso, consiga
lembrar-me de pouquíssimas narrativas significantes. Coisa que me lembro, todavia,
com bastante clareza é de ir ao cinema, quando pequena, com minha tia. Não a
minha madrinha, a outra; a madrinha do meu irmão – sim, eu tenho um irmão.
O
cinema: uma experiência importante para a consolidação da minha relação com a
leitura. Não só porque a minha tia preferia filmes legendados a dublados,
resultando numa longa maratona de, aproximadamente, duas horas tentando
acompanhar as imagens, o enredo, as trilhas-sonoras e as letrinhas amarelas na
parte inferior daquela tela que, para mim, na época, parecia descomunalmente
gigante. Mas também porque me causava imensa alegria conseguir agrupar tudo
isso (as imagens, as letrinhas, as músicas, o idioma e até o figurino dos
personagens) ciente da dificuldade da tarefa para o cérebro de uma criança.
Ir ao cinema com a minha tia era uma
escolha, apesar de eu não poder escolher a língua cujo vocabulário eu era, de
acordo com a minha idade, fluente.
“Há,
aparentemente, duas situações de leitura que parecem não compor com este
quadro: de um lado estão as leituras automáticas e pragmáticas – aquelas que se
impõem à pessoa no espaço social para fazer as coisas da vida contemporânea
numa sociedade normatizada [ ... ]; de outro lado, aparecem as leituras, por
assim dizer, obrigatórias [ ... ] Enfim, supõe-se que o gesto de ler seja
voluntario, desobrigado, ainda que “comprometido”, no sentido de que representa
um investimento pessoal em algo importante. Por isso mesmo, a autonomia e a
escolha são aspectos bastante valorizados. ” (BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura:
acepções, sentidos e valor, p. 29).
Ler
durante o filme era inevitável, ainda bem! Porque
“...
a leitura frequentemente permite situações positivas de ampliação da
subjetividade e da capacidade de agir com propriedade na sociedade. Seria,
portanto, um hábito humanizador. ” (BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura:
acepções, sentidos e valor, p. 29)
“Disso
se pode concluir que promover a leitura seria promover uma forma de
pertencimento crítico ao mundo. Um valor, portanto. Um valor que carrega um
princípio de humanidade e que implica, mais que o simples hábito, uma atitude. ”
(BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura: acepções, sentidos e valor, p. 30)
e
promover o desenvolvimento dessa atitude foi oportuno para a minha futura
profissão: professora! Claro, eu não sabia, na época, que viria querer ser
professora. Eu sonhava em ser, como eu dizia para minha mãe, uma “lanchonete”
(uma garçonete de “lancheria”) ou uma diretora de um presídio roxo.
Como
as minhas escolhas me direcionaram a cursar Letras, o contato com uma língua
estrangeira, nesse caso o inglês, e a leitura das legendas (definindo, nesse
caso, leitura como ação ou efeito de ler
(BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura:
acepções, sentidos e valor, p. 20)) me proporcionaram um sentimento de
“habitualidade” ao idioma. De maneira que, hoje, não me parece uma língua
estranha sonora e graficamente. Percebendo a manifestação dela durante uma
leitura acadêmica, por exemplo, não a consideraria um empecilho.
Outra
experiência de leitura adquirida durante aquelas duas horas é o contato com as
imagens sem a necessidade de busca de sentido às mesmas. Uma imagem é bastante
concreta (e há quem diga que vale por mil palavras), logo, “ler” a imagem não
era o problema quando eu ia ao cinema. A dificuldade estava em relacioná-la à
legenda, porque, afinal,
“A compreensão
do texto parece amiúde uma tarefa difícil [ ... ] porque não conseguimos
relacionar o objeto a um todo maior ...” (KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor, p.
10).
Além,
é claro, de, as vezes, me deparar com um vocabulário ao qual eu não estava
acostumada, não tendo, dessa forma, o conhecimento prévio enciclopédico
necessário para fazer inferências.
Se
me for permitido chamar esse contato com as imagens de leitura, afinal,
“
Há, neste caso, um objeto cultural bem definido (não se está diante da própria
realidade, mas sim de uma representação dela ou de uma projeção de uma
possibilidade) e há o interpretante, que busca encontrar sentido naquilo com
que interage ...” (BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura: acepções, sentidos e
valor, p. 25).
Contudo,
considero “ler um filme” estrangeiro um tipo de leitura, que não é tão óbvia
quanto decifrar as letras da legenda, quanto associar as palavras formadas ao
vocabulário inglês, ou quanto perceber a estruturação e entonação das frases,
mas também é uma tarefa complexa. Pode-se
dizer [ ... ] que a leitura tem a ver mais que com decifração, com escolhas. (BRITTO,
Luiz Percival Leme. Leitura: acepções, sentidos e valor, p. 19).
Escolher um filme em outra língua e
“lê-lo” me estimulou a buscar maneiras criativas de associar o audível ao
visível, tarefa útil para o que eu viria a ler futuramente. E não só é
recomendado para mudar a maneira que vou ensinar a leitura para os alunos –
tornando-a mais didática –, como também para estimulá-los a utilizar
estratégias para desenvolver a flexibilidade. Não almejo, como professora,
transformar os alunos em leitores “compulsivos” que apenas decifram códigos e
não sabem interpretar aquilo que não se apresenta da maneira que eles foram
treinados para reconhecer (imagens, conta de luz, filme).
“Refletir sobre
o conhecimento e controlar os nossos processos cognitivos são passos certos no
caminho que leva a formação de um leitor que percebe relações, e que forma
relações com um contexto maior, que descobre e infere informações e significados
mediante estratégias cada vez mais flexíveis e originais. ” (BRITTO, Luiz Percival
Leme. Leitura: acepções, sentidos e valor, p. 9).
Podemos ensinar
a compreensão? [ ... ] O papel do professor nesse contexto é criar
oportunidades que permitam o desenvolvimento desse processo cognitivo ... e uma
dessas oportunidades é por meio de estímulos audiovisuais que permitam aos
alunos uma interação com outras línguas e com imagens para desenvolver. ”
(BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura: acepções, sentidos e valor, p. 1).
Portanto,
perguntar-se “como cheguei até aqui? ” frente ao espelho, não é “coisa de
louco”. Nos faz refletir (das duas maneiras possíveis) sobre nossas escolhas. E
olhar-nos no espelho nos faz perceber o quão diferente somos e o quanto
crescemos, não só em tamanho, mas em experiência. Minha relação com a leitura tem melhorado a
cada dia, e a cada livro tenho uma história nova para contar. E, ainda hoje,
toda vez que vou ao cinema, lembro-me da minha tia me perguntando “pipoca doce
ou salgada? ”.
Referências
BRITTO,
Luiz Percival Leme. Leitura: Acepções,
sentidos e valor. In: Nuances: estudos sobre educação. V.21, n. 22, p.
18-32, jan./abr. 2012.
KLEIMAN,
Angela. Texto e Leitor: Aspectos
Cognitivos da Leitura. 4ª. Ed. Campinas, SP: Pontes, 1995, p. 01-27.
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