segunda-feira, 23 de junho de 2014

Parecer_Aluno 5 e Aluno 14

O texto é norteado por uma unidade temática, pois que as autoras, embora sendo duas e tendo experiências de leitura distintas, conseguem, em relação ao assunto central, se orientar em sintonia. Em se tratando de concretude, as ideias são bem exploradas à medida que as autoras não apenas fazem asserções, mas as fazem críveis mediante a apresentação de exemplos (em especial no terceiro parágrafo).
No último parágrafo, a última referência feita, no entanto, parece desmotivada, pois não há razões aparentes para a sua inclusão no texto: ela simplesmente está lá. Procurem, portanto, correlacioná-la com alguma outra ideia já presente no texto ou desenvolvam algo em torno dela, traçando um paralelo mais visível entre aquela concepção teórica e alguma experiência vivida; ou, em último caso, retirem-na do texto, se acharem necessário.

Há que rever algumas coisas na reescrita, que dizem respeito aos aspectos formais: o emprego da vírgula no início da segunda frase do terceiro parágrafo – ela não tem razão de ser. Além disso, optem por desenvolver o texto sem marcas de pessoalidade, evitando, portanto, o uso da primeira pessoa. Embora se trabalhe com experiências pessoais das autoras, o gênero do memorial exige um pouco mais de impessoalidade.

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