domingo, 29 de junho de 2014

Parecer_Aluno 43

Para a quarta proposta de escrita é preciso que se faça um exercício mnemônico a fim de constituir uma narrativa descritiva e reflexiva sobre sua trajetória como leitora. É preciso que o autor seja narrador, leitor e revisor ao mesmo tempo. Ao escrever sobre experiência e formação como leitor, o autor resgata suas memórias, já que a palavra é responsável pela “presentificação” do passado, remetendo a imagens, coisas, sensações. A pergunta que deve ser respondida, no final do texto, é a seguinte: como o autor do texto se constitui como leitor? Com relação ao seu memorial, algo importante deve ser dito: ele atende praticamente a tudo que foi mencionado acima.
Começando pelo título “Leitura: Do colorido prazer à necessidade”, é interessante ver como ele se conecta com o texto: você apresenta, em um primeiro momento, o olhar da criança, aquele que vê nos livros cores e que, por meio deles, encontra um mundo de descobertas e de prazer. Minha sugestão para a reescrita seria para dar mais “cor” a esses momentos. Perceba que seu diário era “rosa”, a biblioteca era “colorida”, então seria interessante se você conseguisse mostrar esses momentos de “colorido prazer” com mais detalhes. Posteriormente, seguido de um avanço temporal, você consegue substituir o olhar de criança por um olhar de alguém mais maduro (mudança de perspectiva), mostrando a literatura como uma atividade necessária e sem todas aquelas cores, traçando uma ponte do passado com o presente assim como a proposta exige. 

No terceiro parágrafo, quando você se refere à ida dos alunos para a biblioteca uma vez por semana a fim de pegar um livro, falta concretude “... podia parecer, às vezes, uma ordem desnecessária a mente de uma criança, mas geralmente era por mim encarada com deleite”. Seria interessante explicar por que aquilo era um deleite, pois mostraria seu ponto de vista sobre o assunto. Quanto aos aspectos formais da língua, seu texto está muito bem redigido, mostrando um bom domínio da regra.

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