O
início do seu texto é um pouco vago e apenas ideias que não são desenvolvidas.
Ao se referir ao livro “Memórias de uma Gueixa” como aquele que evoca suas
memórias para a constituição da sua historia, você poderia responder as
seguintes perguntas: qual é a importância do livro? Quando você teve que lê-lo?
Quem foi que o apresentou?
Lembre-se
que essa quarta tarefa trata-se de um memorial acadêmico. Na etimologia latina,
memorial quer dizer “aquilo que faz lembrar”, logo, por meio de um exercício
mnemônico, evoque suas lembranças. Procure na memória lugares, pessoas,
situações em que você teve ler ou, caso você não tenha sido uma leitora, também
seria interessante referir esses momentos de não-leitura. Conduza seu leito
nessa viagem temporal traçando uma ponte com o presente e dialogando com os
textos teóricos trabalhados em aula. Ao afirmar que sua vida literária não é
longa, por exemplo, seria interessante traçar uma linha do tempo e mostrar como
era sua relação com os livros, talvez tentando entender o porquê de isso ter
acontecido. Perceba que do primeiro parágrafo até a ideia da autora
apresentada, falta um posicionamento seu a fim de unir suas memórias com a
citação feita. Um texto se constitui quando as ideias se tocam e se unem,
repare que sem esse posicionamento é como se faltasse um nó responsável pela
convergência das ideias.
A
falta de concretude é algo recorrente no seu texto. Repare no seguinte
trecho retirado do terceiro parágrafo
“Na escola não tenho lembranças de leitura, a não ser aquela coisa chata e
obrigatória trazida pela professora”. Observe que você não fornece ao leitor
todos os parâmetros a fim de facilitar a compreensão dele. Afinal, quais eram
as leituras chatas e obrigatórias trazidas pela professora? Repare que dizer
que um livro é chato – para a compreensão total do leitor – implica em dizer o
porquê de eles ganharem esse adjetivo.
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