Seria interessante se você introduzisse conceitos teóricos logo nos
primeiros parágrafos, pois a proposta textual em questão é, antes de mais nada, um espaço para a
reflexão acerca das experiências literárias do autor; reflexão esta que também deve buscar subsídios nos textos
trabalhados em aula – o que parece ter sido feito apenas ao fim de sua produção
escrita. Permita, então, que seu interlocutor, logo ao início do texto, tome
conhecimento de que se trata de um memorial não apenas expositivo, mas também profundamente reflexivo e, de certa forma, científico.
Quando a autora fala sobre como tomou gosto pela prática da leitura,
pode buscar apoio no texto A
Importância da Leitura na Construção do Conhecimento, de Lucia Rottava, no qual a autora concebe a leitura como
prática que deve decorrer de uma cultura familiar. Você diz, por exemplo, que
se tornou leitora assídua depois de ler as enciclopédias de seu pai, porque se
sentiu instigada pela prática. Assim, de uma forma indireta, sua família foi
quem possibilitou sua consolidação como letrada e, portanto, são pertinentes, aqui, as concepções do texto
acima sugerido.
Busque, além disso, ater-se mais às experiências concernentes ao seu
percurso enquanto leitora,
pois embora visite alguns conceitos teóricos e faça algumas reflexões acerca da
leitura, você não se demora nisso. A autora pode, sim, manter Anne Frank e
sua influência, desde que faça mais considerações em torno do processo em si de
leitura que percorreu ao longo dos anos, uma vez que este é o objetivo do
memorial.
Reveja, por fim, alguns aspectos formais
em seu texto. Considere, por exemplo, substituir o ponto-e-vírgula no primeiro
parágrafo por dois pontos, pois este sinal de pontuação pode se adequar melhor
à função. Ademais, reveja o modo e o tempo verbal de “desejar”, na segunda frase do primeiro parágrafo, pois que a forma do
verbo não parece estar de acordo com as intenções que tinha a autora ao iniciar
a frase em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário