segunda-feira, 30 de junho de 2014

Parecer_Aluno 21

            Você está no caminho certo, pois traz algumas experiências específicas com a prática da leitura, relatando sobre alguns dos livros que leu e comentando-os de forma a explicitar o prazer que sentiu ao lê-los. Entretanto, o que é fundamental aqui é que a autora faça reflexões acerca da prática da leitura em si, e não necessariamente das histórias que leu – você pode, é claro, manter as sensações provocadas pelos livros que cita no texto, mas desde que isso permita que seu interlocutor faça uma ideia da sua identidade enquanto leitora. Este é o objetivo do memorial: discorrer sobre o trajeto literário que percorreu, abordando nele suas concepções do que é a prática da leitura – baseando-se, também, nos textos teóricos trabalhados em aula – e permitindo, assim, que seu interlocutor faça uma ideia do seu perfil de leitora.
            Como sugestão para a escrita, você pode usar desses episódios que relatou no texto para, talvez, trabalhar a ideia de ler em uma língua estrangeira (como o português, que foi o caso dessas leituras que fez). Procure, além disso, trazer alguns conceitos dos textos que foram trabalhados em sala de aula, inserindo-os em meio às experiências sobre as quais fala no memorial. Eles são importantes e a auxiliarão na hora de tratar do processo de leitura em si, que deve ser descrito por você no memorial.
            Procure, por fim, reavaliar o uso de interjeições (“Que saco!”, por exemplo) em gêneros textuais como o memorial, que, apesar de ser um gênero não tão restrito, exige um pouco mais de formalidade. Reveja algumas passagens em que há inadequações gramaticais, tais como “Essas protagonistas corajosas e curiosas, livres para seguir os sonhos deles que levaram eles a viajar pelo várias partes do mundo, me inspiravam”; perceba que os pronomes “deles” e “eles”, ambos no gênero masculino, retomam “essas protagonistas”, que está no gênero feminino. Assim, há um problema de concordância de gênero, que precisa ser corrigido na reescrita. Esses são só alguns exemplos de trechos que precisam ser revisados gramaticalmente.


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