sexta-feira, 27 de junho de 2014

Parecer_Aluno 30

            Seu texto não apresenta as qualidades discursivas de forma clara. Primeiro defina um tema principal relacionado ao seu percurso como leitora, assim você pode constituir sua narrativa descritiva e reflexiva sobre sua trajetória. Não fica claro se o assunto principal é sobre os primeiros livros que você entrou em contato ou se o tema trata de sua dificuldade na leitura de alguns livros.
            Um problema decorrente ao longo do seu texto é a falta de concretude.  Em inúmeros momentos você não fornece os parâmetros necessários para facilitar a compreensão do leitor. Repare no seguinte trecho retirado do segundo parágrafo “...aquelas frases rimadas em uma linguagem acessível e viciante ensinavam a mim meu papel social, interagiam comigo, os pequenos livros eram relacionados e, ao mesmo tempo que, uns tratavam de coisas que eu já conhecia outros me ensinavam coisas novas de acordo com meu propósito de aprender”. Perceba que suas ideias são vagas e por isso podem ser interpretadas de várias maneiras. Há lacunas que não são preenchidas, logo, minha sugestão é para preenchê-las fornecendo às perguntas que ficam no ar.  Por exemplo, quais eram os livros mencionados por você? De que forma esses livros proporcionavam um aprendizado? Como era a interação entre vocês? 

            Algumas vezes suas ideias são confusas e você acaba se contradizendo, como no seguinte trecho “Mesmo que não entendesse exatamente o porque gostava de ler eu entendia que ler havia razão pra mim e por isso queria ler sempre mais.” Perceba que você primeiro negou que entendia por que gostava de ler e logo depois afirmou que ler tinha uma razão pra você e por isso lia mais. Posteriormente, ao mencionar “...logo me apaixonei pelos desenhos e histórias da Disney”, você reforça a contradição mencionada, já esse pode ser considera um motivo pelo qual você pode entender seu gosto pela leitura. Com relação aos aspectos formais da língua, minha sugestão é para revisar a pontuação, visto que há problemas sérios (dê uma olhada no livro A vírgula, do Celso Pedro Luft ou recorra a alguma gramática que possa lhe ajuda). Há também problemas semânticos, referentes à concordância e à escolha vocabular.

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