sexta-feira, 20 de junho de 2014

Parecer_Aluno 34

            Seu texto começa um pouco vago, apenas mostrando ideias e não fornecendo os parâmetros necessários para que o leitor crie uma imagem do que está sendo dito. Perceba que o primeiro parágrafo não responde as perguntas: “Por que uma leitura constrói-se a partir do conhecimento e realidades vivenciadas?”, “Por que ela precisa estar relacionada aos seus propósitos?”. No segundo parágrafo, você afirma que se denomina leitora pelo seu “conhecimento de mundo, intelectual e de berço”. Após essa afirmação, você menciona a profissão de sua mãe, o que o leitor até se pode inferir e relacionar ao conhecimento de “berço”. Você, no entanto, não fala nada sobre as outras afirmações, deixando lacunas que não são preenchidas.
            O conceito de texto nos remete a um tecido. Para um texto se constituir é preciso que os fios desse tecido (ideias) se toquem. Repare que o terceiro parágrafo não se conecta com o restante do texto, pois não se refere à leitura. Diga o necessário! Caso o terceiro parágrafo seja necessário, relacione-o com os demais parágrafos. Sempre tenha em mente o leitor não conhece o leitor, logo, é preciso ir além de dizer, é preciso mostrar. Observe o seguinte trecho, retirado do quarto parágrafo: “Em meio a tais tardes comecei a interessar-me por literatura; da maneira mais simples e sutil que se possa imaginar”. Perceba como é ampla sua afirmação. O interesse “simples” e “sutil” para mim pode significar ler todos os volumes de Senhor dos Anéis em uma semana e para outra pessoa ler um gibi da Turma da Mônica por semana.         

            O tema principal do seu texto parece ser como a influência do meio foi responsável pela sua constituição como leitora, porém esse tema não está muito claro. Minha sugestão é para ser um pouco mais breve. Edgar Allan Poe já afirmara que “trabalhos longos e detalhados têm seus objetivos peculiares próprios, que requerem uma execução mais cuidadosa, para além da impressão total” (p. 106). Seu texto é longo e algumas vezes você sai do tema. Pense em um texto como um círculo. A unidade temática seria o centro do círculo e as ideias apresentadas têm como objetivo girar em torno do círculo e fechá-lo. É perceptível, no entanto, quando analisado seu texto, um círculo que por vezes se abre. Repare que se você é clara e breve, o leitor pode, de imediato, saber o que o autor quer dizer. O excesso pode desorientar o leitor. Quanto aos aspectos formais da língua, o texto está muito bem escrito, mostrando um bom domínio da norma.

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