Seu
texto começa um pouco vago, apenas mostrando ideias e não fornecendo os
parâmetros necessários para que o leitor crie uma imagem do que está sendo
dito. Perceba que o primeiro parágrafo não responde as perguntas: “Por que uma
leitura constrói-se a partir do conhecimento e realidades vivenciadas?”, “Por
que ela precisa estar relacionada aos seus propósitos?”. No segundo parágrafo,
você afirma que se denomina leitora pelo seu “conhecimento de mundo,
intelectual e de berço”. Após essa afirmação, você menciona a profissão de sua
mãe, o que o leitor até se pode inferir e relacionar ao conhecimento de
“berço”. Você, no entanto, não fala nada sobre as outras afirmações, deixando
lacunas que não são preenchidas.
O
conceito de texto nos remete a um tecido. Para um texto se constituir é preciso
que os fios desse tecido (ideias) se toquem. Repare que o terceiro parágrafo
não se conecta com o restante do texto, pois não se refere à leitura. Diga o
necessário! Caso o terceiro parágrafo seja necessário, relacione-o com os
demais parágrafos. Sempre tenha em mente o leitor não conhece o leitor, logo, é
preciso ir além de dizer, é preciso mostrar. Observe o seguinte trecho,
retirado do quarto parágrafo: “Em meio a tais tardes comecei a interessar-me
por literatura; da maneira mais simples e sutil que se possa imaginar”. Perceba
como é ampla sua afirmação. O interesse “simples” e “sutil” para mim pode
significar ler todos os volumes de Senhor dos Anéis em uma semana e para outra
pessoa ler um gibi da Turma da Mônica por semana.
O
tema principal do seu texto parece ser como a influência do meio foi
responsável pela sua constituição como leitora, porém esse tema não está muito
claro. Minha sugestão é para ser um pouco mais breve. Edgar Allan Poe já afirmara
que “trabalhos longos e detalhados têm seus objetivos peculiares próprios, que
requerem uma execução mais cuidadosa, para além da impressão total” (p. 106).
Seu texto é longo e algumas vezes você sai do tema. Pense em um texto como um
círculo. A unidade temática seria o centro do círculo e as ideias apresentadas
têm como objetivo girar em torno do círculo e fechá-lo. É perceptível, no
entanto, quando analisado seu texto, um círculo que por vezes se abre. Repare
que se você é clara e breve, o leitor pode, de imediato, saber o que o autor
quer dizer. O excesso pode desorientar o leitor. Quanto aos aspectos formais da
língua, o texto está muito bem escrito, mostrando um bom domínio da norma.
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