quinta-feira, 26 de junho de 2014

O começo da história

1ª Versão
Por Aluno 23

Ao iniciar a vida acadêmica um adolescente de 17 anos possui muito mais dúvidas do que certezas, a escolha do curso acadêmico é o primeiro grande obstáculo para entrar na vida adulta, comigo não foi diferente. Após um ano inteiro preparando-me para o vestibular é chegada a tão esperada aprovação: bixo história 2008. Foi assim que minha caminhada de leitura começou, e acredito que não poderia ser de maneira melhor.
Ao entrar no curso de história me deparei com um formato de texto novo: acadêmico científico. Ensinaram-me que a fonte do texto era importante, pois a voz do interlocutor legitima sua fala. Recebi uma carga de leitura muito grande e os textos realmente eram muito interessantes, estudar Grécia, Roma e Egito realmente é algo que nos trás uma reflexão sobre o início da nossa civilização. Entretanto a falta de estimulo dos professores, e a triste perspectiva de “morrer de fome” com salários muito baixos, desisti do curso de história no final do primeiro semestre.
Bixo direito 2008/2. Foi dessa maneira que decidi mudar radicalmente minha história acadêmica. Agora com a certeza de ganhar dinheiro e poder chegar a uma posição de sucesso dentro da sociedade, imergi em um novo mundo de leituras. Percebi a importância de a leitura estar ligada a um propósito real dentro da minha vida, assim como nos fala (ROTTAVA, 1998) e a perspectiva interativa, da década de 80, a leitura tem seu significado de acordo com os propósitos individuais. Meu propósito neste momento era passar em um concurso público, direito constitucional e administrativo eram o tipo de leitura que eu necessitava para alcançar meus objetivos.
Passei três semestres de minha vida estudando no período da manhã, trabalhando no período da tarde e estudando para concurso pela noite, estava imersa no mundo do direito. Com leituras ligadas a sociologia e filosofia, percebi que gostava de ler, não apenas com um propósito de aprendizagem, como também com o propósito de prazer (ROTTAVA, 2000, p.14, apud WALLACE, 19933, p.6-7). Tudo encaminhava-se para o sucesso, porém estava infeliz e teria que tomar uma decisão importante: continuar em um curso que provavelmente me daria um futuro com êxito financeiro ou partir para um novo começo, escolhi o novo.
No dia em que recebei a notícia que seria bixo letras 2012, foi um marco em minha vida. Ao entrar no novo curso eu já possuía um conhecimento prévio maior do que nas outras tentativas, e não só de leitura como também de mundo (ROTTAVA, 2000, p.15, apud KLEIMAN, 1995, p.13). Acredito que todas as experiências anteriores constituíram a minha personalidade leitora, ou fizeram com que eu me tornasse uma pessoa letrada (ROTTAVA, 2000) que poderia aproveitar as leituras necessárias à construção do meu conhecimento no novo mundo das letras. 
De toda esta caminhada o que considero principal, e fez com que o mundo da educação tivesse um novo sentido, foi meus estudos de pesquisa. Logo no segundo semestre do curso de letras entrei em uma bolsa de iniciação científica, aonde meu conhecimento prévio foi extremamente importante. Hoje, após 5 semestres na universidade, trabalho em dois projetos de pesquisa que dialogam justamente com os conceitos de justiça social e utilizam os mecanismos legais para defender o direito à educação. Minhas experiências de leitura, sem dúvida, formaram minha personalidade e a vontade de lutar por uma sociedade mais igual.



Bibliografia
ROTTAVA, Lucia. A Leitura e a Escrita na Pesquisa e no Ensino. Espaço da Escola, ano 4, nº 27, p. 61 – 68, jan/mar 1998.

ROTTAVA, Lucia. A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento. Espaço da Escola, ano 9, n35, p. 11 – 16, jan/mar 2000.

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