1ª Versão
Por Aluno 23
Por Aluno 23
Ao iniciar a vida
acadêmica um adolescente de 17 anos possui muito mais dúvidas do que certezas,
a escolha do curso acadêmico é o primeiro grande obstáculo para entrar na vida
adulta, comigo não foi diferente. Após um ano inteiro preparando-me para o
vestibular é chegada a tão esperada aprovação: bixo história 2008. Foi assim
que minha caminhada de leitura começou, e acredito que não poderia ser de
maneira melhor.
Ao entrar no curso de
história me deparei com um formato de texto novo: acadêmico científico.
Ensinaram-me que a fonte do texto era importante, pois a voz do interlocutor
legitima sua fala. Recebi uma carga de leitura muito grande e os textos
realmente eram muito interessantes, estudar Grécia, Roma e Egito realmente é
algo que nos trás uma reflexão sobre o início da nossa civilização. Entretanto
a falta de estimulo dos professores, e a triste perspectiva de “morrer de fome”
com salários muito baixos, desisti do curso de história no final do primeiro
semestre.
Bixo direito 2008/2. Foi
dessa maneira que decidi mudar radicalmente minha história acadêmica. Agora com
a certeza de ganhar dinheiro e poder chegar a uma posição de sucesso dentro da
sociedade, imergi em um novo mundo de leituras. Percebi a importância de a
leitura estar ligada a um propósito real dentro da minha vida, assim como nos
fala (ROTTAVA, 1998) e a perspectiva interativa, da década de 80, a leitura tem
seu significado de acordo com os propósitos individuais. Meu propósito neste
momento era passar em um concurso público, direito constitucional e
administrativo eram o tipo de leitura que eu necessitava para alcançar meus
objetivos.
Passei três semestres de
minha vida estudando no período da manhã, trabalhando no período da tarde e
estudando para concurso pela noite, estava imersa no mundo do direito. Com
leituras ligadas a sociologia e filosofia, percebi que gostava de ler, não
apenas com um propósito de aprendizagem, como também com o propósito de prazer (ROTTAVA,
2000, p.14, apud WALLACE, 19933, p.6-7). Tudo encaminhava-se para o sucesso,
porém estava infeliz e teria que tomar uma decisão importante: continuar em um
curso que provavelmente me daria um futuro com êxito financeiro ou partir para
um novo começo, escolhi o novo.
No dia em que recebei a
notícia que seria bixo letras 2012, foi um marco em minha vida. Ao entrar no
novo curso eu já possuía um conhecimento prévio maior do que nas outras
tentativas, e não só de leitura como também de mundo (ROTTAVA, 2000, p.15, apud
KLEIMAN, 1995, p.13). Acredito que todas as experiências anteriores
constituíram a minha personalidade leitora, ou fizeram com que eu me tornasse
uma pessoa letrada (ROTTAVA, 2000) que poderia aproveitar as leituras
necessárias à construção do meu conhecimento no novo mundo das letras.
De toda esta caminhada o
que considero principal, e fez com que o mundo da educação tivesse um novo
sentido, foi meus estudos de pesquisa. Logo no segundo semestre do curso de
letras entrei em uma bolsa de iniciação científica, aonde meu conhecimento
prévio foi extremamente importante. Hoje, após 5 semestres na universidade,
trabalho em dois projetos de pesquisa que dialogam justamente com os conceitos
de justiça social e utilizam os mecanismos legais para defender o direito à
educação. Minhas experiências de leitura, sem dúvida, formaram minha
personalidade e a vontade de lutar por uma sociedade mais igual.
Bibliografia
ROTTAVA, Lucia. A Leitura e a Escrita na Pesquisa e no Ensino. Espaço da Escola, ano 4, nº 27, p. 61 – 68, jan/mar 1998.
ROTTAVA, Lucia. A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento. Espaço da Escola, ano 9, n35, p. 11 – 16, jan/mar 2000.
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