Vocês demonstram ter conhecimento
teórico sobre o tema em questão ao fazerem citações de autores. Entretanto,
esta presença teórica predomina em demasia no texto deixando-o genérico e não ficando
muito claras as experiências que vocês tiveram com a leitura. Tanto no primeiro texto quanto na
reescrita, sentiu-se falta do relato dessas experiências para que, assim, o
memorial atingisse seu objetivo. Relatar fatos pessoais também contribuiria
para que o leitor pudesse ter mais concretude e orientação dentro dos que está
sendo tratado, pois os exemplos ilustrariam os conceitos teóricos apresentados
no texto.
. No terceiro parágrafo o excesso
de referências deixa o carregado de informações e confuso já que as explicações
das citações são curtas. Alguns
conceitos referidos causam a impressão de estarem desconexos, como ““A leitura e
a escrita na pesquisa e no ensino”, temos um esclarecimento maior de como é
esse processo...”. Neste trecho
extraído da primeira versão apenas é mencionado que teremos um esclarecimento,
mas ele não aprece claramente no texto Talvez se fosse dado atenção a um conceito por vez
em parágrafos separados ficariam menos confusas as informações e a intenção
delas ali estarem inseridas.
Outra questão a ser observada é quanto ao uso da língua. A
frase, presente tanto na 1ª versão quanto na reescrita, “Ao decorrer dos anos...” poderia ser escrita de outra maneira: No decorrer dos anos... ou “Ao decorrem os
anos...”.
A
utilização da pontuação no primeiro parágrafo da reescrita gera bastante
confusão ao leitor como em “...o leitor
precisa decodificar as palavras e associá-las com seus significados, a
principio parece...” sendo que após a palavra significados um ponto final
seria melhor empregado. No segundo texto vocês apresentam de forma mais clara o
entendimento que tiveram da teoria que, na primeira versão estava contraditória,
por exemplo, ao tratar de que ler é decodificar e também mencionar que é
atribuir sentido. Vocês conseguiram demonstrar que entenderam a teoria, o que
fica claro no trecho: “remete a ideia de
que ler, é, extração de sentidos em relação ao processo de decodificação dos
elementos que estão contidos no texto, ou seja, não se atribui sentidos, apenas
busca compreender o que já esta pré-determinado como sentido certo do texto.” A
reescrita possibilitou enxergar os laços que amarram as suas experiências aos
fatos teórico que abordam, no caso, a dificuldade de compreensão de sentido
contido nos textos lidos.
No último parágrafo da reescrita aparece à seguinte
frase: "Por esse motivo, tratamos
neste texto de uma experiência vivenciada por muitas pessoas, no se refere à
compreensão de leitura."que nos fez ficar confusas quanto ao propósito
do texto, pois o este seria a criação de um memorial o qual deveria
apresentar as experiência de leitura das
autoras. O exceto do segundo parágrafo desse mesmo texto que diz: "tivemos como experiência o processo de
decodificação que nos permitiu...", incita-nos a pergunta se vocês estão
falando de vocês autoras, ou de muitas pessoas?
Clique aqui para ver
a reescrita dos textos comentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário