domingo, 29 de junho de 2014

Comentário por Aluno 6 e Aluno 31


Vocês demonstram ter conhecimento teórico sobre o tema em questão ao fazerem citações de autores. Entretanto, esta presença teórica predomina em demasia no texto deixando-o genérico e não ficando muito claras as experiências que vocês tiveram com a leitura. Tanto no primeiro texto quanto na reescrita, sentiu-se falta do relato dessas experiências para que, assim, o memorial atingisse seu objetivo. Relatar fatos pessoais também contribuiria para que o leitor pudesse ter mais concretude e orientação dentro dos que está sendo tratado, pois os exemplos ilustrariam os conceitos teóricos apresentados no texto.  . No terceiro parágrafo o excesso de referências deixa o carregado de informações e confuso já que as explicações das citações são curtas. Alguns conceitos referidos causam a impressão de estarem desconexos, como ““A leitura e a escrita na pesquisa e no ensino”, temos um esclarecimento maior de como é esse processo...”. Neste trecho extraído da primeira versão apenas é mencionado que teremos um esclarecimento, mas ele não aprece claramente no texto Talvez se fosse dado atenção a um conceito por vez em parágrafos separados ficariam menos confusas as informações e a intenção delas ali estarem inseridas.
Outra questão a ser observada é quanto ao uso da língua. A frase, presente tanto na 1ª versão quanto na reescrita, “Ao decorrer dos anos...” poderia ser escrita de outra maneira: No decorrer dos anos... ou “Ao decorrem os anos...”.
 A utilização da pontuação no primeiro parágrafo da reescrita gera bastante confusão ao leitor como em “...o leitor precisa decodificar as palavras e associá-las com seus significados, a principio parece...” sendo que após a palavra significados um ponto final seria melhor empregado. No segundo texto vocês apresentam de forma mais clara o entendimento que tiveram da teoria que, na primeira versão estava contraditória, por exemplo, ao tratar de que ler é decodificar e também mencionar que é atribuir sentido. Vocês conseguiram demonstrar que entenderam a teoria, o que fica claro no trecho: “remete a ideia de que ler, é, extração de sentidos em relação ao processo de decodificação dos elementos que estão contidos no texto, ou seja, não se atribui sentidos, apenas busca compreender o que já esta pré-determinado como sentido certo do texto. A reescrita possibilitou enxergar os laços que amarram as suas experiências aos fatos teórico que abordam, no caso, a dificuldade de compreensão de sentido contido nos textos lidos.

No último parágrafo da reescrita aparece à seguinte frase: "Por esse motivo, tratamos neste texto de uma experiência vivenciada por muitas pessoas, no se refere à compreensão de leitura."que nos fez ficar confusas quanto ao propósito do texto, pois o este seria a criação de um memorial o qual deveria apresentar  as experiência de leitura das autoras. O exceto do segundo parágrafo desse mesmo texto que diz: "tivemos como experiência o processo de decodificação que nos permitiu...", incita-nos a pergunta se vocês estão falando de vocês autoras, ou de muitas pessoas?


Clique aqui para ver a reescrita dos textos comentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário