O
tema do seu texto parece girar em torno de sua dificuldade em aprender a ler,
tanto em casa quanto na escola. Para a quarta proposta de escrita você deve se
colocar com narrador e personagem do texto e evocar suas memórias a fim de
proporcionar uma narrativa descritiva e reflexiva sobre sua trajetória como
leitor.
Segundo
SOUZA (2006, p159) “escrever sobre a experiência na formação é proporcionar ao
autor, através do ato de lembrar e narrar, reconstruir experiências, refletir
sobre dispositivos formativos e criar espaço para uma compreensão de sua
própria prática”. Perceba que você evoca suas memórias para relatar seu
percurso como leitor, porém você em nenhum momento oferece uma possível
explicação para sua dificuldade de aprendizado relacionando com um texto
teórico trabalhado em aula. No quarto parágrafo você faz uma ponte com o
presente, porém você não consegue apresentar argumentos necessários para
relacionar com o seu texto. Leia o trecho a seguir retirado do quarto parágrafo: “No entanto hoje como estudante de letras
depois de ter lido os textos, da professora Lucia Rottava,
pude exercer certo domínio
sobre este assunto e posso afirmar que o importante é o que se absorve na
leitura o sentido que está impregnado
em cada palavra e o contexto em que estão inseridas é isso que vai atiçar a
vontade do aluno de querer ter aptidão com a leitura...” Perceba que você não
utiliza as ideias da autora, assim como não deixa claro esse domínio que você
exerce sobre a leitura.
Seu texto, em alguns momentos, não
apresenta concretude. Faça com que o leitor crie imagem a partir do que está
sendo dito por meio de exemplos e explicações. Releia o trecho retirado do
primeiro parágrafo: “...Acomodado em frente a mesa de jantar, colocando em
minhas mãos um texto, que só pelo modo de segurá-lo, tornara notável a falta de intimidade
entre nós”. Perceba que você apenas diz, e não mostra ao leitor como era esse
“modo de segurar o livro” e por que havia uma falta de intimidade entre
vocês.Com relação aos aspectos formais, sugiro que você revise a pontuação,
pois há problemas sérios quanto ao não uso ou ao mau uso do sinal gráfico. Para
a reescrita atente-se aos aspectos formais de uma escrita acadêmica como:
introdução, citações, recuos, espaçamentos, referências bibliográficas,
conforme as regras da ABNT.
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