sábado, 28 de junho de 2014

Parecer_Aluno 22

            O tema do seu texto parece girar em torno de sua dificuldade em aprender a ler, tanto em casa quanto na escola. Para a quarta proposta de escrita você deve se colocar com narrador e personagem do texto e evocar suas memórias a fim de proporcionar uma narrativa descritiva e reflexiva sobre sua trajetória como leitor.     
            Segundo SOUZA (2006, p159) “escrever sobre a experiência na formação é proporcionar ao autor, através do ato de lembrar e narrar, reconstruir experiências, refletir sobre dispositivos formativos e criar espaço para uma compreensão de sua própria prática”. Perceba que você evoca suas memórias para relatar seu percurso como leitor, porém você em nenhum momento oferece uma possível explicação para sua dificuldade de aprendizado relacionando com um texto teórico trabalhado em aula. No quarto parágrafo você faz uma ponte com o presente, porém você não consegue apresentar argumentos necessários para relacionar com o seu texto. Leia o trecho a seguir retirado do quarto parágrafo: “No entanto hoje como estudante de letras depois de ter lido os textos, da professora Lucia Rottava, pude exercer certo domínio sobre este assunto e posso afirmar que o importante é o que se absorve na leitura o sentido que está impregnado em cada palavra e o contexto em que estão inseridas é isso que vai atiçar a vontade do aluno de querer ter aptidão com a leitura...” Perceba que você não utiliza as ideias da autora, assim como não deixa claro esse domínio que você exerce sobre a leitura.

            Seu texto, em alguns momentos, não apresenta concretude. Faça com que o leitor crie imagem a partir do que está sendo dito por meio de exemplos e explicações. Releia o trecho retirado do primeiro parágrafo: “...Acomodado em frente a mesa de jantar, colocando em minhas mãos um texto, que só pelo modo de segurá-lo, tornara notável a falta de intimidade entre nós”. Perceba que você apenas diz, e não mostra ao leitor como era esse “modo de segurar o livro” e por que havia uma falta de intimidade entre vocês.Com relação aos aspectos formais, sugiro que você revise a pontuação, pois há problemas sérios quanto ao não uso ou ao mau uso do sinal gráfico. Para a reescrita atente-se aos aspectos formais de uma escrita acadêmica como: introdução, citações, recuos, espaçamentos, referências bibliográficas, conforme as regras da ABNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário