Seu
texto está bem escrito, porém apresente alguns problemas referentes às
qualidades discursivas. O início do seu texto, por exemplo, está um pouco vago
e não situa o leitor sobre qual será o tema principal relacionado à leitura
abordado por você. Nesse mesmo parágrafo você não fornece parâmetros
suficientes para o leitor criar uma imagem, resultando nessa falta de
concretude que, ao longo do texto, é um problema recorrente.
A quarta proposta de escrita
trata-se de um memorial acadêmico. Por meio de um exercício mnemônico você deve
escrever uma narrativa descritiva e reflexiva sobre sua trajetória como
leitora. Durante a leitura do texto é perceptível uma busca entre suas
memórias, porém não basta apenas relatar suas experiências, é preciso convocar
o leitor. Para convocá-lo, seria interessante fornecer os parâmetros
necessários para que ele “vivencie” suas memórias. Imagine que você tem uma
máquina do tempo e você quer apresentar suas memórias enquanto leitora para
alguém. Você tem duas opções: chamar alguém para lhe acompanhar, e se isso
acontecer essa pessoa poder acompanhar seu passado de perto e de forma
detalhada, ou você pode deixar essa pessoa de fora observando seu passado numa
televisão velha, sem cores e com riscos, o que impossibilita que se percebam
todos os detalhes. Repare que a primeira opção é a ideal para quem vai
acompanhar sua história, enquanto a segunda pode ser um pouco confusa. Você faz
o relato de suas memórias, mas acaba fazendo com que seu leitor veja naquela
televisão pequena e velha com riscos, pois em inúmeros momentos o leitor tem
conhecimento do seu contato com os livros, porém ele não consegue visualizar
nada. Aqueles riscos impedem que se veja algo.
Observe o seguinte trecho do quarto parágrafo “... e por isso me comprou
meu primeiro livro favorito, que nada tinha a ver com geógrafos: Bruxa Onilda
vai à Nova York (CAPDEVILA, Roser), e que não englobava a Pangeia ou Big Bang.
Comecei então minha trajetória pelos livros de ficção, com os quais troquei
aqueles universo de meteoros que dizimavam
répteis gigantes por fadas, bruxas e princesas”. Por ser seu primeiro
livro, seria interessante mostrar o porquê de ele ter ganhado o adjetivo
“favorito”, talvez descrever o que você aprendeu e explicar qual era aquele
universo de meteoros e répteis mencionados, pois não há explicações sobre ele.
O quinto parágrafo é interessante e tem potencial para apresentar uma bela
cena, porém novamente você não fornecesse os parâmetros necessários para fazer
o leitor imaginar: “Adorava ler, criar novas histórias repletas de magia e
façanhas dos meus heróis prediletos, com monstros horrendos e princesas
aprisionadas por dinossauros...” Seria interessante que você explicasse como
você criava essas histórias, como elas te ajudavam, talvez relacionar com algum
dos textos teóricos e mostrar o efeito desse exercício no presente (visto que
você tem uma bagagem literária grande e escreve muito bem). Releia seu texto e
perceba que ao longo do seu texto você apenas apresenta uma lista dos livros
que você leu.
Lembre-se que a quarta proposta
trata-se de um memorial acadêmico, por isso, ao contrário das propostas
anteriores, atente-se aos aspectos formais de uma escrita acadêmica, como
introdução, citações, recuos, espaçamentos, conforme as regras da ABNT. Nos momentos
em que você introduz a ideia de um autor, você não faz de acordo com as normas
da ABNT. Quanto aos aspectos formais, seu texto está bem escrito, o que mostra
um bom domínio da norma.
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