sábado, 28 de junho de 2014

Parecer_Aluno 8

              Seu texto está bem escrito, porém apresente alguns problemas referentes às qualidades discursivas. O início do seu texto, por exemplo, está um pouco vago e não situa o leitor sobre qual será o tema principal relacionado à leitura abordado por você. Nesse mesmo parágrafo você não fornece parâmetros suficientes para o leitor criar uma imagem, resultando nessa falta de concretude que, ao longo do texto, é um problema recorrente.
            A quarta proposta de escrita trata-se de um memorial acadêmico. Por meio de um exercício mnemônico você deve escrever uma narrativa descritiva e reflexiva sobre sua trajetória como leitora. Durante a leitura do texto é perceptível uma busca entre suas memórias, porém não basta apenas relatar suas experiências, é preciso convocar o leitor. Para convocá-lo, seria interessante fornecer os parâmetros necessários para que ele “vivencie” suas memórias. Imagine que você tem uma máquina do tempo e você quer apresentar suas memórias enquanto leitora para alguém. Você tem duas opções: chamar alguém para lhe acompanhar, e se isso acontecer essa pessoa poder acompanhar seu passado de perto e de forma detalhada, ou você pode deixar essa pessoa de fora observando seu passado numa televisão velha, sem cores e com riscos, o que impossibilita que se percebam todos os detalhes. Repare que a primeira opção é a ideal para quem vai acompanhar sua história, enquanto a segunda pode ser um pouco confusa. Você faz o relato de suas memórias, mas acaba fazendo com que seu leitor veja naquela televisão pequena e velha com riscos, pois em inúmeros momentos o leitor tem conhecimento do seu contato com os livros, porém ele não consegue visualizar nada. Aqueles riscos impedem que se veja algo.  Observe o seguinte trecho do quarto parágrafo “... e por isso me comprou meu primeiro livro favorito, que nada tinha a ver com geógrafos: Bruxa Onilda vai à Nova York (CAPDEVILA, Roser), e que não englobava a Pangeia ou Big Bang. Comecei então minha trajetória pelos livros de ficção, com os quais troquei aqueles universo de meteoros que dizimavam  répteis gigantes por fadas, bruxas e princesas”. Por ser seu primeiro livro, seria interessante mostrar o porquê de ele ter ganhado o adjetivo “favorito”, talvez descrever o que você aprendeu e explicar qual era aquele universo de meteoros e répteis mencionados, pois não há explicações sobre ele. O quinto parágrafo é interessante e tem potencial para apresentar uma bela cena, porém novamente você não fornecesse os parâmetros necessários para fazer o leitor imaginar: “Adorava ler, criar novas histórias repletas de magia e façanhas dos meus heróis prediletos, com monstros horrendos e princesas aprisionadas por dinossauros...” Seria interessante que você explicasse como você criava essas histórias, como elas te ajudavam, talvez relacionar com algum dos textos teóricos e mostrar o efeito desse exercício no presente (visto que você tem uma bagagem literária grande e escreve muito bem). Releia seu texto e perceba que ao longo do seu texto você apenas apresenta uma lista dos livros que você leu.

            Lembre-se que a quarta proposta trata-se de um memorial acadêmico, por isso, ao contrário das propostas anteriores, atente-se aos aspectos formais de uma escrita acadêmica, como introdução, citações, recuos, espaçamentos, conforme as regras da ABNT. Nos momentos em que você introduz a ideia de um autor, você não faz de acordo com as normas da ABNT. Quanto aos aspectos formais, seu texto está bem escrito, o que mostra um bom domínio da norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário