Reescrita
Por Aluno 23
Ao iniciar a vida
acadêmica, um adolescente de 17 anos possui muito mais dúvidas do que certezas.
A escolha do curso acadêmico é o primeiro grande obstáculo para entrar na vida
adulta, e comigo não foi diferente. Após um ano inteiro preparando-me para o
vestibular é chegada a tão esperada aprovação: bixo História 2008. Foi assim
que minha caminhada de leitura começou e acredito que não poderia ser de
maneira melhor.
Ao entrar no curso de
história, me deparei com um formato de texto novo: acadêmico-científico.
Ensinaram-me que a fonte do texto é importante, pois a voz do interlocutor
legitima sua fala. Recebi uma carga de leitura grande e os textos eram muito
interessantes, pois tinham como fins o estudo da Grécia, Roma e Egito é algo
que nos traz uma reflexão sobre o início da nossa civilização. Entretanto, a
falta de estímulo dos professores e a triste perspectiva de “morrer de fome”
com salários muito baixos fez com que eu desistisse do curso de história no
final do primeiro semestre.
Bixo Direito 2008/2. Foi
dessa maneira que decidi mudar radicalmente minha história acadêmica. Agora com
a certeza de ganhar dinheiro e poder chegar a uma posição de sucesso dentro da
sociedade, imergi em um novo mundo de leituras. Percebi a importância de a
leitura estar ligada a um propósito real na minha vida, assim como a
perspectiva interativa, da década de 80, a leitura tem seu significado de
acordo com os propósitos individuais. Meu propósito, neste momento, era passar
em um concurso público, direito constitucional e, administrativo eram o tipo de
leituras que eu necessitava para alcançar meus objetivos. É nesse sentido que Rottava
(1998) ressalta:
O modelo
interativo tem como pressuposto que a construção de sentidos é um processo
dinâmico. Os leitores podem fazer diferentes leituras sempre que estiverem
imbuídos de m novo propósito, ou quando as leituras forem discutidas com
diferentes interlocutores, isto é, propósito ou o interlocutor direcionará as
diferentes leituras. (p. 62)
Passei três semestres de
minha vida estudando no período matutino, trabalhando no período da tarde e
estudando para concurso pela noite e, portanto, estava imersa no mundo do
direito. Com leituras ligadas à sociologia e à filosofia, percebi que gostava
de ler, não apenas com um propósito de aprendizagem, como também com o
propósito de prazer (ROTTAVA, 2000, p.14). Minha vida acadêmica encaminhava-se
para o sucesso, porém estava infeliz e teria que tomar uma decisão importante: ou
continuar em um curso que provavelmente me daria um futuro com êxito financeiro
ou partir para um novo começo, escolhi o novo.
No dia em que recebei a
notícia que seria bixo Letras 2012, foi um marco em minha vida. Ao entrar no
novo curso, já possuía um conhecimento prévio maior do que nas outras
tentativas, e não só de leitura como também de mundo (ROTTAVA, 2000, p.15).
Acredito que todas as experiências anteriores constituíram a minha personalidade
leitora, e fizeram com que eu me tornasse uma pessoa letrada (ROTTAVA, 2000),
adquirira o costume de comprar livros e agora não os lia apenas por obrigação. Neste
momento, poderia aproveitar as leituras necessárias à construção do meu
conhecimento no novo mundo das letras.
Assim sendo, de toda esta
caminhada o que considero principal, e fez com que o mundo da educação tivesse
um novo sentido, foram meus estudos de pesquisa. Logo no segundo semestre do
curso de Letras, entrei em uma bolsa de iniciação
científica, aonde meu conhecimento prévio foi extremamente importante, pois as
leituras que fiz até este momento traçaram um panorama histórico e legal de
nossa sociedade. Hoje, após cinco semestres na universidade, trabalho em dois
projetos de pesquisa que dialogam justamente com os conceitos de justiça social
e utilizam os mecanismos legais para defender o direito à educação. Minhas
experiências de leitura, sem dúvida, formaram minha personalidade e a vontade
de lutar por uma sociedade mais igual. Portanto, acredito que estou apenas no
início de uma longa história, chegará o momento em que me tornarei uma
pesquisadora e irei contribuir com textos acadêmicos que, assim como a mim,
contribuirão para a formação de novos estudantes.
Bibliografia
ROTTAVA, Lucia. A Leitura e a Escrita
na Pesquisa e no Ensino. Espaço da
Escola, ano 4, nº 27, p. 61 – 68, jan/mar 1998.
ROTTAVA, Lucia. A Importância da
Leitura na Construção do Conhecimento. Espaço
da Escola, ano 9, n35, p. 11 – 16, jan/mar 2000.
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