segunda-feira, 23 de junho de 2014

Família e escola em torno da Leitura

Reescrita
Por Aluno 5 e Aluno 14



Utilizamos como base para construção deste texto as teorias de ROTTAVA (2000), ‘’A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento’’, artigo no qual se encontra o conceito de letramento e a opinião da autora sobre como é importante a ajuda da família para construir o hábito da leitura. Relacionamos nossas experiências – as tivemos em casa e na escola durante nosso crescimento – com as teses encontradas no texto e mostramos como esses conceitos influenciaram o nosso modo de compreender imagens, palavras e o mundo.
Mesmo provindas de famílias distintas percorremos caminhos semelhantes no que se diz respeito à leitura. Desde nossas infâncias, antes de começarmos a estudar, já tínhamos o apoio e dedicação dos pais que liam em casa para nós. Antes de dormir era certo que nos seria contado algum conto. As histórias eram as clássicas infantis, como ‘’Os três porquinhos’’, ‘’A branca de neve’’, ‘’Peter-Pan’’, ‘’O gato de botas’’, ‘’ A turma do pato Donald’’. Viajávamos pelo mundo dos livros sem sair de casa. Além disso, eles também ajudavam a fazer os temas, na compreensão dos enunciados e nas questões que não entendíamos sozinhas. Conforme ROTTAVA (2000), a família não deve deixar somente para a escola o papel de despertar, incentivar e motivar a leitura. Grande parte desta responsabilidade é também dos pais. De fato, o incentivo dos pais foi muito importante para termos o gosto pela leitura.
Em ROTTAVA (2000), encontra-se a ideia de que alfabetização significa apenas ensinar /aprender a ler e escrever, enquanto letramento diz respeito à condição de quem não apenas sabe ler, mas cultiva a leitura e escrita e exerce as práticas sociais que usam a escrita. Estudamos em escolas diferentes, mas ambas utilizavam métodos não apenas para alfabetização, mas sim para nos inserir na sociedade pelo letramento, assim mostrando como ler é maravilhoso. Isso nota-se, por exemplo, no uso de atividades como a hora do conto, em que os alunos se encontravam na sala de aula e ouviam contos dos professores e, ao final tinham que construir uma opinião sobre as histórias e debatê-las. Também eram realizadas atividades como concursos de poesia ligados ao meio ambiente e à preservação da natureza; as melhores eram escolhidas para serem expostas pelas ruas da cidade em placas, como uma forma de nos aproximar da leitura e, ao mesmo tempo, aprender a respeitar a natureza. Além do mais, acontecia a feira do livro com uma variedade de livros para todos os gostos e gêneros textuais. Geralmente dava vontade de comprar todas as coleções possíveis, eram muitas opções das quais nos despertavam muito interesse. Sendo assim, nossos pais compravam o que pudessem e às vezes até mais que isso para nos alegrar.
Todas estas atividades em relação à leitura refletiram na nossa aprendizagem. Não foi apenas na aula de português que ela se fez útil, mas em todas as matérias que exigem leitura de algo, sejam números, formas geométricas, histórias em quadrinhos com poucas palavras, dicionários, livros, jornais etc. Fomos crescendo e a leitura continuou fazendo-se presente em nossa vida. O nosso gosto se fez fora da sala de aula também, então nas horas vagas líamos livros de romance, mistério e fantasia, que eram nossos grandes companheiros. Nomes como Sidney Sheldon e J.K. Rowling – dois escritores surpreendentes – fizeram parte do nosso dia-a-dia por meio de seus livros que líamos sem parar.  Ao passar para o ensino médio, época em que começa a preparação para o vestibular, ler era essencial para estudar todas as matérias. Usávamos a leitura como nossa aliada para entender desde os problemas de matemática até os poemas de literatura.
Enfim, é notável a importância em relação à leitura tida desde crianças, seguindo até os dias de hoje. A escolha dos pais e da escola em nos envolver com histórias, notícias escritas, leitura de cartas e livros nos possibilitou ter uma noção de mundo. Logo, ajuda na compreensão do que está acontecendo na sociedade, nos estudos da faculdade, nos problemas quotidianos, e também tem ampla conexão com a escrita. A leitura aperfeiçoa a vida das pessoas e as torna cidadãs.








REFERÊNCIAS:

ROTTAVA, L. A Importância da Leitura na Construção do Conhecimento. Espaços da Escola, Ijuí/RS, v. 35, n. 1, p. 11-16, 2000.

KLEIMAN, A. Texto e Leitor - Aspectos Cognitivos da Leitura. 4º. ed. Campinas, SP : Pontes, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário