Reescrita
Por Aluno 5 e Aluno 14
Utilizamos
como base para construção deste texto as teorias de ROTTAVA (2000), ‘’A
Importância da Leitura na Construção do Conhecimento’’, artigo no qual se
encontra o conceito de letramento e a opinião da autora sobre como é importante
a ajuda da família para construir o hábito da leitura. Relacionamos nossas
experiências – as tivemos em casa e na escola durante nosso crescimento – com
as teses encontradas no texto e mostramos como esses conceitos influenciaram o
nosso modo de compreender imagens, palavras e o mundo.
Mesmo
provindas de famílias distintas percorremos caminhos semelhantes no que se diz
respeito à leitura. Desde nossas infâncias, antes de começarmos a estudar, já
tínhamos o apoio e dedicação dos pais que liam em casa para nós. Antes de
dormir era certo que nos seria contado algum conto. As histórias eram as clássicas
infantis, como ‘’Os três porquinhos’’, ‘’A branca de neve’’, ‘’Peter-Pan’’, ‘’O
gato de botas’’, ‘’ A turma do pato Donald’’. Viajávamos pelo mundo dos livros
sem sair de casa. Além disso, eles também ajudavam a fazer os temas, na
compreensão dos enunciados e nas questões que não entendíamos sozinhas. Conforme
ROTTAVA (2000), a família não deve deixar somente para a escola o papel de
despertar, incentivar e motivar a leitura. Grande parte desta responsabilidade é
também dos pais. De fato, o incentivo dos pais foi muito importante para termos
o gosto pela leitura.
Em
ROTTAVA (2000), encontra-se a ideia de que alfabetização
significa apenas ensinar /aprender a ler e escrever, enquanto letramento diz respeito à condição de
quem não apenas sabe ler, mas cultiva a leitura e escrita e exerce as práticas
sociais que usam a escrita. Estudamos em escolas diferentes, mas ambas
utilizavam métodos não apenas para alfabetização, mas sim para nos inserir na
sociedade pelo letramento, assim mostrando como ler é maravilhoso. Isso nota-se,
por exemplo, no uso de atividades como a hora do conto, em que os alunos se
encontravam na sala de aula e ouviam contos dos professores e, ao final tinham
que construir uma opinião sobre as histórias e debatê-las. Também eram
realizadas atividades como concursos de poesia ligados ao meio ambiente e à preservação
da natureza; as melhores eram escolhidas para serem expostas pelas ruas da cidade
em placas, como uma forma de nos aproximar da leitura e, ao mesmo tempo,
aprender a respeitar a natureza. Além do mais, acontecia a feira do livro com
uma variedade de livros para todos os gostos e gêneros textuais. Geralmente dava
vontade de comprar todas as coleções possíveis, eram muitas opções das quais
nos despertavam muito interesse. Sendo assim, nossos pais compravam o que
pudessem e às vezes até mais que isso para nos alegrar.
Todas
estas atividades em relação à leitura refletiram na nossa aprendizagem. Não foi
apenas na aula de português que ela se fez útil, mas em todas as matérias que
exigem leitura de algo, sejam números, formas geométricas, histórias em
quadrinhos com poucas palavras, dicionários, livros, jornais etc. Fomos
crescendo e a leitura continuou fazendo-se presente em nossa vida. O nosso
gosto se fez fora da sala de aula também, então nas horas vagas líamos livros
de romance, mistério e fantasia, que eram nossos grandes companheiros. Nomes
como Sidney Sheldon e J.K. Rowling – dois escritores surpreendentes – fizeram
parte do nosso dia-a-dia por meio de seus livros que líamos sem parar. Ao passar para o ensino médio, época em que
começa a preparação para o vestibular, ler era essencial para estudar todas as
matérias. Usávamos a leitura como nossa aliada para entender desde os problemas
de matemática até os poemas de literatura.
Enfim,
é notável a importância em relação à leitura tida desde crianças, seguindo até
os dias de hoje. A escolha dos pais e da escola em nos envolver com histórias,
notícias escritas, leitura de cartas e livros nos possibilitou ter uma noção de
mundo. Logo, ajuda na compreensão do que está acontecendo na sociedade, nos
estudos da faculdade, nos problemas quotidianos, e também tem ampla conexão com
a escrita. A leitura aperfeiçoa a vida das pessoas e as torna cidadãs.
REFERÊNCIAS:
ROTTAVA,
L. A Importância da Leitura na
Construção do Conhecimento. Espaços da Escola, Ijuí/RS, v. 35, n. 1, p.
11-16, 2000.
KLEIMAN,
A. Texto e Leitor - Aspectos Cognitivos
da Leitura. 4º. ed. Campinas, SP : Pontes, 1995.
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